Sistema FAEP/SENAR-PR

Preço de referência do leite traz negociação justa entre produtor e indústria

Dar maior transparência ao mercado lácteo sul-mato-grossense e servir deparâmetro ou referência para a livre negociação entre produtores rurais eindústrias é a principal utilidade do preço de referência calculado peloConseleite, que é um Conselho formado por produtores rurais e representantesdas indústrias. Trata-se de uma associação civil, regida por estatuto eregulamentos próprios.

No 15º Encontro Técnico do Leite haverá a palestra "Metodologia doConseleite", proferida pelo professor José Roberto Canziani, da UniversidadeFederal do Paraná e a pesquisadora Vania Di Addario Guimarães, da UFPR e doCEPEA/USP, eles são os responsáveis pela metodologia que calcula o preço dereferência do leite no Paraná, através do Conseleite.

Em MS também há esse conselho, que é formado por 20 representantesindicados, paritariamente, pela FAMASUL (bancada rural) e pelo SILEMS (bancadaindustrial). Eles se reúnem mensalmente, para avaliar e aprovar os preços dereferência da matéria-prima leite. Como órgãos de apoio há uma secretariaexecutiva e a Camatec – Câmara Técnica e Econômica, composta por 4representantes dos produtores rurais, 4 representantes da indústria e 4professores universitários (da UFPR e UEMS) – que realiza estudos e pesquisaspara subsidiar as decisões do conselho. O Conselho conta com o apoio da CâmaraSetorial da Cadeia Produtiva do Leite (CSCPL) e da Secretaria de Estado deDesenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo(SEPROTUR).

Os preços de referência pretendem representar um valor justo para aremuneração da matéria-prima leite, tanto para os produtores rurais quanto paraas indústrias, levando em consideração o volume e a qualidade da matéria-prima.O preço de referência não é um preço mínimo, nem máximo e não é obrigatório. Éuma referência para a livre negociação entre as partes. Cada indústria tem seupróprio mix de produtos o qual influencia a sua capacidade individual depagamento.

Os valores médios da matéria-prima (leite) são calculados a partir dospreços e dos volumes de venda dos derivados lácteos pelas empresasparticipantes, dos custos de produção do leite nas propriedades rurais, doscustos de fabricação e comercialização dos derivados, e dos rendimentosindustriais. Os parâmetros de qualidade são o teor de gordura, teor deproteína, estrato seco desengordurado, contagem de células somáticas e contagembacteriana.

O leite padrão é um leite de qualidade média do Estado de Mato Grosso doSul, levando em consideração os parâmetros de qualidade definidos peloconselho. Um exemplo de leite padrão é o que possui teor de gordura entre 3,31a 3,40%; teor de proteína entre 2,90 a 2,92%; estrato seco desengordurado entre8,40 a 8,50%; contagem de células somáticas entre 551 a 600 mil; contagembacteriana entre 651 a 700 mil e volume entregue de até 100 litros/dia. OConseleite não sugere valores de referência para leite com qualidade abaixo danormativa 62.

Segundo os palestrantes a vantagem para o produtor de leite é ter umreferencial de preço para uma melhor negociação da sua produção. A existênciade um referencial de preço para o leite, divulgado por um conselho paritário,também permite ao produtor comparar, ao longo do tempo, seus preços com osvalores divulgados, facilitando e melhorando a gestão do seu negócio.

"Para a indústria é muito importante usar as informações do Conseleite,pois facilita as negociações cotidianas da indústria com os seus diversosprodutores fornecedores. Os valores de referência também favorecem a gestão daindústria, quanto à políticas de incentivo à qualidade da matéria-prima eestratégias de venda dos derivados", afirma o professor Canziani.

O evento – Para participar do 15º Encontro Técnico do Leite e EncontroSul-Mato-Grossense do Leite, e debater sobre os assuntos relacionados àprodução do leite, os interessados deverão acessar o site do Serviço Nacionalde Aprendizagem Rural – Senar/MS, no linkwww.senarms.org.br epreencher a ficha de inscrição. A taxa para participar do evento varia de R$ 20a R$ 60, dependendo da data da inscrição.

O encontro do leite é de realização da Federação da Agricultura ePecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Senar/MS, Funar, Governo de MS eSindicato Rural de Campo Grande, e ainda conta com o patrocínio da Organizaçãodas Cooperativas Brasileiras no MS – OCB/MS – e o apoio da Câmara Setorial doLeite.

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, é umainstituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação daAgricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver açõeseducativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e comotrabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
Fonte; BBC News – O Portal de Notícias do Centro-Oeste – – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio