Sistema FAEP/SENAR-PR
Queijos variados simbolizam a diversidade de queijos do Prêmio Queijos do Paraná

Queijos do Paraná ganham evidência | Campo & Cia #184

Eventos como o Conecta Queijo, em Toledo, e a confirmação da 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná sinalizam caminho de consolidação do setor em nova era queijeira

O Paraná tem vivido uma consolidação de uma nova era dos queijos. São centenas de produtores se especializando e colocando seus produtos em um novo nível de excelência. E um dos reflexos disso está no calendário de eventos relacionados aos lácteos. No dia 22 de março, em Toledo, no Oeste do Paraná, acontece o Conecta Queijo. Além disso, ainda em 2024, será lançada a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. Esses são os principais assuntos do programa de rádio Campo & Cia, com a participação de Luciana Matsuguma, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir.

Além de a programação trazer temas cruciais a quem está envolvido com a produção de queijos, a troca de informações entre os participantes também é de grande ajuda. O Paraná é diverso, tem vários perfis de produtores, distribuidores e agroindústria, e o intercâmbio é sempre uma forma de aprender como avançar nas diferentes áreas.

Luciana Matsuguma, técnica do Detec

Programação do Conecta Queijo

Com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Conecta Queijo é aberto a toda a comunidade, com atividades ao longo de todo o dia 22 de março. Pela manhã, o farmacêutico Antônio Fernandes de Carvalho fala sobre “Ciência e tecnologia de queijos na vivência da queijaria”; a coordenadora do IDR-Paraná, Terezinha Freire, trata do tema “A rota do Queijo Paranaense como Produto Turístico”; e o mestre queijeiro Paulo Ricardo Los aborda o assunto “Turismo Rural: Roteirização e formação de experiência”. Em paralelo, ainda na parte da manhã, há um minicurso de análise sensorial.

Na parte da tarde, o pesquisador responsável pelo projeto de queijos finos do Biopark, Kennidy de Bortoli, vai fazer a palestra “Explorando o futuro dos queijos: inovações e oportunidades de mercado”. A programação segue com Flávia Rogoski falando sobre “Encantar o cliente, como fazer isso com queijos?” e finalizando as falas do evento Charle Eduvirges trata do assunto “Alcançando a Excelência: estratégias para identificar e prevenir defeitos em queijos”. À tarde, mais um minicurso ocorre simultaneamente, também na área de análise sensorial.

Inscrições

Os produtores rurais podem se inscrever e participar do evento gratuitamente. As inscrições para o “Conecta Queijo” podem ser realizadas aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (45) 99147-6872 ou ainda pelo e-mail comercial@bpkedu.com.br.

Prêmio Queijos do Paraná

Após o sucesso do primeiro Prêmio Queijos do Paraná, o Sistema FAEP/SENAR-PR vai lançar, ainda em 2024, a 2ª edição. A programação ainda está em construção e deve ser ampliada em relação ao evento inaugural. Uma cerimônia de lançamento será feita e os detalhes serão divulgados em breve aqui no site do Sistema FAEP/SENAR-PR, nas nossas redes sociais, nos programas de rádio e na revista Boletim Informativo.

Relembre como foi o primeiro Prêmio Queijos do Paraná.

Ao todo, 297 queijos foram julgados na primeira edição do concurso, que conta com 28 entidades apoiadoras, entre universidades, instituições públicas e associações ligadas à cadeia produtiva dos lácteos. Desse total, 98 produtos receberam medalhas de bronze, prata, ouro e/ou super ouro.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio