Sistema FAEP/SENAR-PR

Primeira ação da parceria SENAR-PR e IDR-Paraná foca a promoção social

Iniciativa envolvendo as duas entidades levou conhecimento a famílias do meio rural da região Oeste do Estado

Em novembro do ano passado, o SENAR-PR e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) firmaram uma parceria, até 2023, para levar mais oportunidades para o desenvolvimento econômico e social do público rural. A proposta do termo de cooperação técnica assinado entre as duas entidades prevê a atuação conjunta em oito áreas: agroindústria, promoção social, agroecologia, energias renováveis, pecuária de leite, sustentabilidade, fruticultura e bovinocultura de corte.

A primeira ação desta parceria foi na área de promoção social e aconteceu na região Oeste do Estado ao longo de 2021. Foram realizadas sete turmas do curso “Família e qualidade de vida” nos municípios de Campo Bonito, Catanduvas, Diamante do Oeste, Lindoeste, Ramilândia, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste. Esta formação trabalha temas como autoestima, relacionamento familiar, qualidade vida, entre outros.

Segundo a instrutora do SENAR-PR Eliana Scherbak, que ministrou esta primeira bateria de cursos, a formação foi adaptada para melhor atender a este público. “Primeiro nós ouvimos o IDR-Paraná para entender as necessidades destas famílias, de modo a ir a campo e poder atender às suas demandas específicas”, relata. A proposta era que os participantes saíssem desta formação com estratégias claras para melhorar sua qualidade de vida.

Para a participante de Três Barras do Paraná Crislaine de Carvalho, o curso abriu novas perspectivas para ela e sua família. “A instrutora puxou assuntos interessantes como qualidade de vida do produtor rural, organização na propriedade, saúde da mulher. Foi um curso excelente”, afirmou.

Um dos resultados desta experiência foi a descoberta do SENAR-PR e dos seus mais de 300 títulos de cursos gratuitos. “Até então, eu não tinha conhecimento [dos cursos]. Acabei de terminar o curso em morango, que para nós foi essencial, pois estávamos quase desistindo da nossa produção”, confessa a produtora, que já mira as próximas capacitações que pretende fazer. “Tem um curso na área de nutrição das plantas que parece muito bom. Quero fazer”, adianta.

Segundo a extensionista do IDR-Paraná da região de Catanduvas, Stela Silva Testo, o público destes cursos é formado essencialmente por pessoas assistidas por programas do governo do Estado, como Nossa Gente Paraná, Inclusão Produtiva Solidária e Renda Agricultor Familiar.

De acordo com Stela, antes de ser levado a campo nesta parceria, o curso primeiro foi apresentado aos técnicos do IDR-Paraná, de forma virtual, para que fossem feitos os apontamentos e ajustes para ser realizado o direcionamento ao seu público final.

Na sua visão, a formação oferecida pelo SENAR-PR tem papel complementar ao conhecimento levado a este público pelo órgão. “Acredito que para a maioria foi um curso diferente daqueles que IDR-Paraná costuma levar, que trabalha com questões mais técnicas. Nessa iniciativa houve fortalecimento dos vínculos, as participantes [em sua maioria mulheres] puderam falar abertamente, tirar dúvidas, se identificar uma com o problema da outra”, afirma.

Segundo o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, a ideia é utilizar a capilaridade do IDR-Paraná para “espalhar” as informações. “O SENAR-PR possui um catálogo vasto, que pode atender a diferentes realidades do meio rural, desde o produtor que está começando, até aquele que já tem algum conhecimento e pretende se aperfeiçoar.

Isso sem falar das formações na área de promoção social, que levam as pessoas a refletirem sobre suas potencialidades”, afirma. Os próximos passos dessa iniciativa são avaliar os processos executados até agora e expandi-los para as demais regiões do Estado no ano que vem. “A exclusão que estamos combatendo não é apenas financeira. Temos que acolher essas famílias em situação de vulnerabilidade para que elas saibam que existem instituições como o SENAR-PR que podem apoiá-las”, finaliza Meneguette.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio