Sistema FAEP/SENAR-PR

Produção deve chegar a 149 milhões de toneladas de grãos

A área deve atingir 48 milhões de hectares, com 1,3% a mais que a cultivada no período anterior. Estes números são do terceiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que destaca produtos como trigo, arroz e soja que ampliaram a produção. No geral, a previsão de aumento está condicionada à ocorrência  de clima favorável. O levantamento foi divulgado (09/12), no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Culturas
O encerramento da safra de trigo nos estados do Sul confirma que a produção deve chegar a 5,78 milhões de toneladas, com um aumento de 15% sobre o exercício anterior. O arroz também deve crescer 7,8%, atingindo 12,57 milhões de toneladas, mesmo com uma retração na área de 1,2%. Já a soja alcança uma produção de 68,51 milhões de toneladas, em uma área de 24,08 milhões de hectares. O aumento sobre a área anterior é de 2,6%. Por outro lado, para o milho 1ª safra a previsão é de queda de produção de 8%, podendo atingir 31,35 milhões de toneladas, contra as 34,08 milhões de toneladas da safra passada.

Pesquisa
A pesquisa foi realizada por 51 técnicos, no período de 22 a 26 de novembro, que entrevistaram representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte das regiões Norte e Nordeste. Confira o 3º levantamento da safra 2010/2011 de grãos.

Fonte: Conab

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio