Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa Mais Gestão Menos Risco fortalece cultura do seguro rural no Brasil

Em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, programa utiliza tecnologia para levar ao campo conhecimento de ferramentas de gestão de riscos

Disponibilizar conhecimento para que os produtores rurais possam utilizar corretamente ferramentas de gestão de risco faz parte do Programa Mais Gestão Menos Risco. Comandado pela Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério da Fazenda, o projeto iniciou suas atividades em meio a um cenário de mudanças climáticas, com perspectivas de agravamento dos problemas.

“Nossos materiais abordam temas como meteorologia, Proagro [Programa de Garantia da Atividade Agropecuária], mercado agrícola, seguro, crédito rural, políticas públicas, associativismo, tudo para que o produtor rural possa tomar decisões com base em informação de qualidade”, detalha o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e orientador do programa, Gilson Martins.

Estes materiais são apresentados de forma digital, em vídeos ministrados por especialistas de cada área. O acesso é gratuito. Por enquanto, os vídeos disponíveis abordam o tema meteorologia. Em breve, outros audiovisuais sobre temas distintos entrarão no catálogo, conforme estudo realizado pela GIZ, em 2022, para avaliar as prioridades para o fortalecimento do seguro rural no Brasil.

Treinamento

No que se refere à capacitação dos produtores rurais, a iniciativa se ampara na expertise do Sistema FAEP/SENAR-PR, parceiro da iniciativa. O SENAR-PR possui mais de 250 cursos voltados ao universo rural. Já a capilaridade da FAEP permite a representatividade do sistema sindical em todas as regiões do Paraná.

Segundo o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers, a consolidação de uma cultura voltada à gestão de risco nas propriedades rurais é uma preocupação antiga da entidade. “Temos atuado em diversas frentes para incentivar e fortalecer a difusão do seguro rural. Desde 2020, oferecemos um curso na área de seguro agrícola voltado principalmente a produtores e colaboradores dos sindicatos rurais, para que esses últimos possam disseminar o conhecimento, tirando dúvidas e auxiliando os produtores nos seus municípios”, detalha.

A FAEP também participa das discussões sobre a necessidade de recursos federais no Programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR). O Paraná é o Estado que mais contrata seguro rural no país. “Todos os anos, encaminhamos nossa proposta conjunta com outras entidades paranaenses para o Mapa, com o valor que consideramos adequado para essa finalidade”, diz Albers.

“Nos últimos anos, com o [fenômeno climático] La Niña muito forte, ficou claro a importância do seguro rural. O Brasil vem ganhando produtividade, o crédito rural também cresceu nos últimos anos, mas quando tem problemas de safra, a viabilidade do produtor fica em risco. Se ele perde uma safra, pode ter que sair da atividade. O seguro é uma das principais políticas que temos à disposição”, complementa Martins.

Outra frente de atuação da GIZ é o desenvolvimento de produtos inovadores de seguro rural,. Uma das iniciativas é um projeto piloto, implementado em parceria com a Picsel, na região do Norte Pioneiro do Paraná, com seguro paramétrico para as cafeicultoras participantes do projeto Mulheres do Café, criado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) que fomenta o desenvolvimento de grãos diferenciados e incentiva o protagonismo feminino no campo. Para atender esse grupo, o seguro paramétrico será altamente tecnológico e sob medida para essa operação.

“A partir dessa experiência, esse seguro poderá ser validado e lançado como oferta para as seguradoras. Também devemos testar essa tecnologia em outros contextos, como produções de café em São Paulo e Minas Gerais, e para outras culturas também, como a laranja, por exemplo”, explica Martins.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio