Sistema FAEP/SENAR-PR

Projeto adota plataformas de comunicação para revolucionar o plantio

Desde julho de 2012, o Projeto Soja Brasil, uma consultoria agronômica diária sobre a safra 2012/2013, acompanha o ciclo do grão desde o planejamento do plantio até a colheita. Os conteúdos estão sendo levados pelo Canal Rural aos agricultores em plataformas e momentos diferentes por meio de eventos, televisão e internet. Com a participação de especialistas e jornalistas, uma expedição percorre, desde o final de outubro, as principais regiões produtoras do Brasil para orientar os agricultores que enfrentam as situações mais críticas do país.

O Projeto Soja Brasil é uma realização da Aprosoja Brasil, do Canal Rural e do SENAR Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa e apoio do SENAR Goiás e SENAR Mato Grosso do Sul. O patrocínio é das empresas Basf, Mitsubishi Motors e Monsanto. Uma das maiores preocupações dos idealizadores é que a safra 2012/2013, considerada a maior de todos os tempos, atenda as expectativas dos produtores e do mercado.

Para isso, por meio do Canal Rural, o público pode acompanhar o Momento Soja nos intervalos comerciais da programação. Exibidos de segunda a sexta, os miniprogramas com dois minutos de duração abordam os principais aspectos do cultivo, as pesquisas mais recentes e as inovações no setor.

Fóruns

A programação do Soja Brasil incluiu, na primeira etapa, a realização de fóruns em municípios de destaque na produção do grão no Brasil, que discutiram temas que preocupam os produtores rurais, como as questões fundiária e ambiental, além de desafios do setor. O primeiro fórum foi realizado no dia 27 de julho em Sinop (MT), colocando em debate as relações trabalhistas no campo.

O segundo foi realizado no dia 30 de agosto em Esteio (RS). A agenda de fóruns sobre assuntos conjunturais inclui São Gabriel do Oeste (MS), Sorriso (MT) e Londrina (PR). No entanto, em 2013, uma nova edição será realizada no município de Não-Me-Toque (RS), em março, durante a Expodireto Cotrijal 2013.

Um dos principais eventos foi realizado em Sorriso (MT), no mês de setembro, quando houve uma solenidade inédita no país: a Abertura Oficial do Plantio da Soja no Brasil. Todos os eventos são transmitidos ao vivo e em reprises no Canal Rural.

Site especial

Todos os detalhes dos fóruns e a expedição são relatados no site especial do projeto – www.projetosojabrasil.com.br – por meio de notícias, atualizações diárias, orientações técnicas, chat com a equipe a bordo da expedição, vídeos e fotos.

Comunidade

Na Comunidade Soja Brasil, os internautas podem se cadastrar gratuitamente e trocar informações com centenas de participantes de diferentes regiões do Brasil, conversar com especialistas, deixar opinião, participar de chats, postar fotos e vídeos e fazer contato com integrantes da cadeia produtiva da soja de todo o país.

As novidades do projeto podem ser acompanhadas também no Facebook: Soja Brasil. No Twitter, os detalhes podem ser acompanhados no @CR_SojaBrasil.

FONTE: Pauta Pronta Comunicação Corporativa

Karoline Garcia – JOrnalista

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio