Sistema FAEP/SENAR-PR

Projeto do SENAR-PR visa recuperar a viticultura em São José dos Pinhais

Cidade da Região Metropolitana de Curitiba tem grande tradição na produção de vinhos coloniais

Os produtores de uva de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, contam, desde julho deste ano, com um reforço técnico para melhorar a produção. O projeto “Produção de uvas rústicas para produção de sucos e vinhos”, envolve uma sequência de treinamentos realizados pelo SENAR-PR com o objetivo de estruturar o processo produtivo, desde o preparo da terra até a fabricação das bebidas.

A cidade de São José dos Pinhais tem grande tradição na produção de vinhos coloniais. A presença de descendentes de imigrantes italianos fomentou a atividade, inspirando o enoturismo – que é um segmento do turismo que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.

Trata-se de uma importante fonte de renda ao município. Porém, nos últimos anos a produção de uvas rústicas sofreu um baque, com o aumento na incidência de doenças, como a antracnose e o míldio e pragas como a pérola da terra, que provocaram quedas na produção e consequente redução da área ocupada pelos parreirais. Neste caso a carência de assistência técnica e de informações corretas para o manejo e o tratamento trouxeram graves consequências.

Veja mais detalhes do curso aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio