Sistema FAEP/SENAR-PR

Quem usa cuida! em Ponta Grossa

A FAEP promoveu nesta quinta-feira (18), em Ponta Grossa, o Seminário sobre Conservação dos Solos: "Quem usa, cuida!". No segundo encontro (o primeiro ocorreu ontem em Cascavel), autoridades estaduais, presidentes dos sindicatos da região, técnicos e produtores debateram o uso de terraços em Sistema de Plantio Direto (SPD). O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Sérgio Sozim, destacou a importância do evento no município, já que a região dos Campos Gerais foi pioneira no SPD com palha no Paraná. "Os terraços foram retirados das propriedades pelo fato de muitos agricultores acreditarem que o plantio direto era suficiente para proteger o solo contra a erosão. Com a nova resolução, os produtores terão que refazê-los em suas propriedades. Estamos preocupados com o prazo e o preço da implantação dos terraços. Esperamos com essa discussão achar um caminho para melhorar ainda mais a qualidade do nosso solo", afirmou.

O presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Hebert A. Bartz, lembrou da expansão do plantio direto na década de 70. Para Bartz, que introduziu a técnica no Brasil, o agricultor percebeu as vantagens do SPD, mas é importante fazê-lo com qualidade. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha, além dos estudos que estão sendo realizados pelo o IAPAR, o CREA-PR está fazendo um mapeamento das áreas de situação de risco no estado. O IAPAR, segundo Chandoha, fará um levantamento em mais de 100 propriedades rurais para avaliar a melhor maneira de fazer o sistema de plantio direto em cada região. "Há necessidade de qualificar e estudar especificamente cada área para que o SPD seja feito com qualidade", declarou.

O encontro realizou as seguintes apresentações com os palestrantes, respectivamente: Terraceamento e Plantio Direto no Paraná, Rafael Fuentes Lanillo; Assistência Técnica Oficial e Manejo de Solos e Água, Lutécia Beatriz Canalli; e a Fiscalização da Política de Uso de Solos no Paraná, Manoel Luiz de Azevedo.  O seminário foi promovido pela FAEP com o apoio do IAPAR, SEAB, Emater, CREA-PR, Sindicato Rural de Ponta Grossa, Sociedade Rural dos Campos Gerais e a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio