Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra de grãos do Paraná deve cair 2% em 2013/14, diz Deral

O Paraná deve colher 35,75 milhões de toneladas de grãos na atual safra 2013/14, considerando as culturas de verão e inverno, volume 2% inferior ao produzido na temporada passada, previu o Departamento de Economia Rural (Deral)

O Paraná deve colher 35,75 milhões de toneladas de grãos na atual safra 2013/14, considerando as culturas de verão e inverno, volume 2% inferior ao produzido na temporada passada, previu o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à secretaria estadual da Agricultura.  A estimativa é também ligeiramente superior às 35,65 milhões de toneladas apontadas no mês passado.

Apesar da seca no começo do ano e das fortes chuvas verificadas entre o fim de maio e início de junho, as lavouras de grãos paranaenses permanecem com bom desempenho, principalmente por conta da recuperação da cultura do trigo, de acordo com a secretaria.

As estimativas do Deral apontam para uma colheita de cerca de 4 milhões de toneladas de trigo, 112% acima de 2012/13 — que havia sofrido com problemas climáticos. No momento, os dados de campo indicam que 82% da cultura já foi plantada no Paraná.

No caso da segunda safra de milho, que começou a ser colhida há poucos dias no Estado, a expectativa é de uma produção de 9,9 milhões de toneladas, 2,6% a menos que na safra anterior. Para a segunda safra de soja paranaense, a previsão é de um total de 194 mil toneladas, 49% a mais que em 2012/13.

Ainda conforme o Deral, a safra do feijão foi a que mais sofreu no Paraná, em função das fortes chuvas do fim de maio e começo de junho. Em relação à estimativa inicial, de maio, houve uma quebra de 14% na produção, que deve ficar a 416 mil toneladas. Ainda assim, o volume representa um aumento de 23% na atual temporada.

Fonte: Valor Econômico – 30/06/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio