Sistema FAEP/SENAR-PR

Seminário “O FUTURO DO TRIGO”

Os Sistemas FAEP e Ocepar, com o apoio dos sindicatos rurais e das cooperativas, promovem os seminários "O Futuro do Trigo" sobre a nova classificação do cereal e as tendências do mercado. O público-alvo do evento são produtores rurais, técnicos, agrônomos e assistência técnica de cooperativas. A entrada é gratuita. Os seminários ocorrerão em quatro municípios: 29 de junho, em Ponta Grossa e Guarapuava e no dia 30 de junho, em Pato Branco e São João.

Novidades na classificação do trigo
A organização dos seminários foi motivada pelo novo padrão oficial de classificação do trigo brasileiro, que entra em vigor em julho de 2012. A classificação oficial serve para definir critérios de qualidade do trigo nas políticas públicas de apoio à comercialização do governo federal previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), como as Aquisições do Governo Federal (AGF) e os Prêmios de Escoamento da Produção (PEP).

As mudanças devem influenciar a escolha das variedades de sementes, as técnicas de manejo, a segregação e o preço final do produto. A nova regra eleva os padrões qualitativos em vigor desde 2001 e estabelece exigências para fazer a aderência da classificação oficial ao que já é praticado pelo mercado. Consumidores, indústrias e moinhos já demandavam trigo com determinadas características de qualidade que são superiores às previstas na antiga classificação oficial.

Vale lembrar que o Brasil produz 50% do trigo consumido no mercado interno e mesmo assim os produtores têm problemas de comercialização. O trigo é uma lavoura de alto risco climático e de preços e o mercado consumidor é muito exigente com a qualidade. Além de apresentar a nova classificação e os parâmetros que determinam a qualidade do trigo, o seminário trará informações sobre as perspectivas de mercado para o produto.

Programação dos seminários:

Abertura oficial

"A nova classificação do trigo" – Economista Pedro Loyola do Sistema FAEP

"Parâmetros que determinam a qualidade em cultivares de trigo" – Eng. Agr.,D.S., Francisco de Assis Franco – Gerente de programa de pesquisa de trigo da Coodetec

"Tendências do mercado de trigo" – Eng.Agr. Robson Mafioletti do Sistema OCEPAR

Debate

Locais e horários dos seminários:

Ponta Grossa
29/06 (quarta-feira) 09h30-12h00
Local: SALÃO DA ASCOOPA – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA COOPAGRÍCOLA
Endereço: Rua Arno Wolf, 100 – Santa Tereza

Guarapuava
29/06 (quarta-feira) 19h00-21h30
Local: ANFITEATRO DO SINDICATO RURAL DE GUARAPUAVA
Endereço: Rua Afonso Botelho, 58 – Trianon

Pato Branco
30/06 (quinta-feira) 09h30-12h00
Local: CENTRO REGIONAL DE EVENTOS – PARQUE DE EXPOSIÇÕES
Endereço: Rua Benjamim Borges dos Santos 111 – Fraron

São João
30/06 (quinta-feira) 15h00-17h30
Local: AUDITÓRIO DA SICREDI IGUAÇU
Endereço: Rua São Francisco, n° 583 – Centro

Serviço:
Mais informações: (41) 2169-7923 (FAEP) e (41) 3200-1115 (Ocepar).

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio