Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR inicia segunda fase de capacitação na África

O foco da cooperação SENAR-Angola é basicamente mostrar várias técnicas agrícolas brasileiras adaptadas à realidade angolana. Os participantes do curso, todos chefes de comunidades angolanas, procedem de 11 províncias diferentes do país e foram capacitados com técnicas rurais brasileiras. O treinamento ocorreu no período de 17 a 21 de outubro nas dependências do Centro de Formação Profissional do município Catete, na comunidade de Onga Zanga.

"Assim como na primeira visita do SENAR ao país, em junho, essa também foi fundamentada no repasse metodológico de técnicas agrárias" diz Iara Grillo, coordenadora da Missão do SENAR na África. Segundo Iara, essa visita teve como foco dois Planos Instrucionais (PI) e suas respectivas práticas: Coletar Amostras de Solo e Traçar Curvas de Nível Utilizando o Pé-de-Galinha. "O pé-de-galinha é um instrumento confeccionado de forma artesanal que facilita o produtor rural localizar onde o terreno apresenta desníveis. Assim, ele pode criar curvas de nível e proteger das chuvas as plantações enraizadas em terrenos acidentados", diz a coordenadora.

Também participaram da Missão o Gerente de Planejamento do SENAR-PR, Henrique Mendonça e José Luiz Rocha Andrade, Assessor Técnico do SENAR Central. De acordo com Iara, a presença deles foi estratégica para a Missão. "Eles puderam visitar as comunidades angolanas e observar de perto como funciona a infraestrutura rural daquele local. Com esse conhecimento mais pessoal podemos planejar nosso 3º encontro com os técnicos angolanos".

O próximo encontro entre SENAR e Angola deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro de 2012 e será no Brasil. Quinze dos vinte e quatro técnicos que fizeram o treinamento em Angola virão ao Brasil acompanhar ações de Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS) referentes ao nivelamento técnico do SENAR.

Combate à fome – A transferência de metodologias de ensino profissionalizantes para técnicos angolanos faz parte de acordo internacional firmado pelo Sistema CNA/SENAR com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exterior, e vai contribuir com uma das metas do milênio da ONU que é o combate a fome e a extrema pobreza no continente Africano. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de segurança alimentar e capacitação rural em países de língua portuguesa no continente africano.

Novo centro de treinamento – O Instituto de Desenvolvimento Agrário da África, com apoio do Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário da África, montou um novo Centro de Formação Profissional no município de Catete, onde estiveram os técnicos do SENAR.

Fonte: Canal do Produtor

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio