Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR ajuda produtores de morango na conquista de certificação inédita

Com o selo, produção de morango do município de Pinhalão consegue acessar mercados que pagam mais

O Paraná já pode comemorar mais uma conquista. A Staw Agricultura, empresa rural localizada no município de Pinhalão, no Norte Pioneiro, recebeu o primeiro selo oficial “Brasil Certificado: Agricultura de Qualidade” na Produção Integrada de Morango (PIMo) do Estado. O processo contou com o apoio do SENAR-PR, que, por meio do treinamento de produtores e técnicos, ajudou a difundir a nova tecnologia.

A Produção Integrada (PI) é uma alternativa ao sistema convencional, voltada principalmente ao uso racional na aplicação de defensivos químicos e promoção da sustentabilidade. Além disso, o método permite a rastreabilidade da produção agrícola na etapa primária da cadeia, o que confere ainda mais segurança aos alimentos. Na produção da Staw Agricultura, são utilizadas estufas metálicas específicas para o cultivo de morangos e um sistema de irrigação automatizado que evita o desperdício de água.

A produtora rural Ingrid Santos Souza, uma das proprietárias da empresa, recebeu a notícia em junho deste ano. Ainda, ela passou a ser a primeira mulher com certificação em PIMo do Brasil. “Desde o começo queríamos uma produção diferenciada e segura, por meio de tecnologia e manejo eficientes. Como o
mercado está mais exigente, o consumidor quer saber o que foi aplicado e como foi produzido. E com o selo, conseguimos um valor agregado a um produto que usa tecnologias e boas práticas”, destaca Ingrid.

A Staw Agricultura vende boa parte da produção para o interior de São Paulo, onde estão dispostos a pagar mais pelo produto.

Capacitação

Outros produtores de morango de Pinhalão também estão modificando o processo produtivo em suas propriedades e aplicando medidas da Produção Integrada, com o objetivo de conseguir a certificação. Tudo com a participação ativa do SENAR-PR. No município do Norte Pioneiro, foram realizados o curso de “Aplicação de Agrotóxicos” e a oficina de Manejo Integrado de Pragas (MIP) no morango. Para a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Aparecida Zawadneak, que coordena o grupo técnico PIMo-PR e também ministrou a oficina em Pinhalão, a parceria com o SENAR-PR tem sido a razão da evolução da Produção Integrada no Estado.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio