Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR apoia Grupo de Trabalho de hortifrútis na Região Metropolitana de Curitiba

Entidades se uniram para promover ações que garantam a segurança alimentar na cadeia produtiva da Região Metropolitana de Curitiba

O SENAR-PR vai promover ações em boas práticas agrícolas e rastreabilidade vegetal na cadeia produtiva de hortaliças e frutas para apoiar ações do Grupo de Trabalho (GT) Agroalimentar, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Diversas entidades fazem parte dessa organização, entre elas Ceasa, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Curitiba (SMAB), Emater, Sebrae-PR e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Curitiba. A oficialização da contribuição do SENAR-PR ocorreu em reunião realizada na sede da entidade, no dia 15 de março.

O SENAR-PR participa das reuniões desse grupo desde o início das atividades, no fim de 2017. A ideia da constituição dessa organização é alcançar níveis mais elevados de segurança alimentar, por meio da contribuição especializada de cada entidade participante. A Emater, por exemplo, atuará com a extensão rural especializada.

Um grupo de 13 cooperativas da RMC está alinhada com o trabalho, que demonstram interesse em participar de um modelo de testes. Dentro dessas entidades foram escolhidos 15 produtores de cada cooperativa para integrarem essa iniciativa. “O nosso desafio é o projeto de desenvolvimento integrado na região metropolitana, no setor agroalimentar. Temos alguns desafios como diretrizes, um deles é o encadeamento institucional, onde o SENAR-PR tem uma expertise na capacitação, trazendo conhecimento e inovação para todo o trabalho do GT. Cada instituição participa dentro da sua expertise e dentro desse trabalho define quais são os projetos prioritários”, revela Luiz Dâmaso Gusi, coordenador do GT e secretário da SMAB.

A engenheira agrônoma do SENAR-PR Vanessa Reinhart, enfatiza que a contribuição da instituição com o GT vai de encontro com a atuação no setor de hortifrútis. “O Programa HortiMais, que existe desde 2016, conta hoje com um portfólio completo de treinamentos aos produtores de hortifrútis que buscam processos produtivos mais eficientes e produção de alimentos seguros, com qualidade e rastreabilidade”, avalia. Os 13 módulos de treinamento do Programa HortiMais estão disponíveis no site www.programahortimais.com.br.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio