Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR e Genesis Group implantam projeto pioneiro de aprendizagem

Curso “Classificador de grãos” aposta no compartilhamento de conhecimento e formação dos adolescentes para o mercado de trabalho

O SENAR-PR e o Genesis Group deram início, em 17 de fevereiro, a uma iniciativa pioneira no país: um curso de classificação de grãos voltado a formar jovens aprendizes, dentro do Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). Realizado em Londrina, na região Norte do Paraná, o curso-piloto aposta no compartilhamento de noções aprofundadas de todas as etapas da atividade, com o objetivo de qualificar de forma sólida os adolescentes para o mercado de trabalho. A perspectiva é de que, após a formação, os alunos sejam contratados pela empresa após novembro, quando terminam as aulas.

Para esta primeira turma, o Genesis Group selecionou 12 jovens, contratados como aprendizes. Paralelamente, o SENAR-PR formatou o curso, com 960 horas-aula, e disponibilizou material didático e os instrutores. A formação é dividida em duas partes: o núcleo básico (em que os alunos irão cursar disciplinas como matemática aplicada, gestão corporativa, comunicação e gestão rural) e o núcleo específico (em que serão abordados fundamentos como fisiologia vegetal, beneficiamento, secagem, armazenagem e manejo de grãos).

“Esse curso é um piloto, com um diferencial de ter uma carga-horária muito mais estendida. Esperamos formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, em especial para o Genesis Group, com conhecimento, habilidades e, principalmente, atitude para atuarem dentro da empresa”, diz Regiane Hornung, técnica do Departamento de Planejamento e Controle (DEPC) do SENAR-PR.

Conteúdo aprofundado

Para ter acesso a tanto conteúdo, os jovens aprendizes encaram uma rotina de estudos. Atualmente, as aulas do núcleo básico são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h. Segundo a instrutora Lidiane Braga, a turma tem um perfil diverso, mas com algumas características em comum, como a vontade de aprender e de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

 “Todos os alunos são maiores de 18 anos. Temos duas universitárias de agronomia e a maioria, terminando ensino médio. Apesar de quase todos morarem na área urbana, eles têm interesse em fazer carreira no meio rural. Eles vêm demonstrando muito interesse e querem, mesmo, agarrar a oportunidade”, aponta Lidiane. “Todos esperam ser aprovados e contratados pela empresa”, acrescenta.

Contratados como aprendizes via regime estabelecido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os jovens recebem um salário, que varia de R$ 417 a R$ 809, conforme a carga-horária do mês. Além disso, os alunos também recebem auxílios transporte e alimentação. Para a empresa, o curso faz parte de uma estratégia do grupo de formar mão de obra qualificada, que pode ser absorvida pelo próprio Genesis.

“A parceria com o SENAR-PR é importante para a capacitação desses jovens em uma função de crescimento no agro e que representa um ponto estratégico da atuação da nossa empresa”, destaca a diretora de RH e de Desenvolvimento Organizacional do Genesis Group, Andrea Silva. “O nosso grande objetivo é desenvolver esses jovens profissionais para que tenham melhores oportunidades de trabalho, preferencialmente que permaneçam em nossa empresa, crescendo e contribuindo para o fortalecimento do grupo”, acrescenta.

Oportunidade

Para Francieli Ramos Pereira, de 20 anos, uma das aprendizes do curso, a expectativa é que a formação seja decisiva na conquista de uma vaga no mercado de trabalho, justamente na área com a qual mais se identifica. A jovem está no quarto ano de agronomia na Faculdade Pitágoras e já tinha feito o curso de classificador de grãos do SENAR-PR (cuja carga-horária se concentra em três dias). Mas o aprofundamento proposto pelo curso-piloto fez com que ela se candidatasse.

“Na faculdade, a gente aprende muita teoria na sala de aula, mas essa formação do SENAR-PR oferece o conhecimento de mercado, também muito importante”, diz. “É uma formação que vai ter muito impacto na minha vida profissional, porque o mercado está exigindo cada vez mais”, acrescenta.

O aprendiz Adrian da Lima Araújo, de 18 anos, também optou por se formar, de olho em seu futuro profissional. Apesar de o pai dele, hoje, trabalhar na cidade, em um posto de combustíveis, a família tem bastante afinidade com o meio rural. E é por este caminho que o jovem quer seguir.

“Eu nasci no campo, meu pai trabalhou em cooperativa, já plantou eucaliptos. É uma atividade de que eu gosto. E com certeza o curso pode facilitar que a gente venha a ser contratado. O Genesis Group é uma multinacional. Então, ter no currículo o nome da empresa vai abrir portas, além de o curso ter o carimbo do SENAR-PR”, afirma.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio