Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR: Excelência em avicultura

SENAR-PR inaugura Centro Tecnológico de Avicultura no oeste do Paraná

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette e o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Neto, líderes sindicais, produtores rurais, técnicos, representantes de cooperativas e integradoras e empresas fornecedoras de equipamentos, participaram na quarta-feira, dia 15, da inauguração do primeiro Centro Tecnológico de Avicultura do Paraná em Assis Chateaubriand, região oeste do Paraná.

Construído no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do município numa área de 1.210,46 m², o novo aviário com o modelo dark house (casa escura) conta com modernas instalações e equipamentos, como painéis controladores, exaustores, linhas de comedouro automático e uma ampla sala de aula climatizada. O objetivo é capacitar produtores e trabalhadores na operação de equipamentos de aviários.

“Velocidade do ar, temperatura, umidade relativa do ar, estão entre os principais fatores para criar as aves. No Centro, o produtor não vai receber apenas as informações, mas operará os equipamentos sem medo de errar. A avicultura evoluiu muito rápido e as empresas estão enxergando essa necessidade de qualificação”, explicou o médico-veterinário Alessandro Rossa, técnico do SENAR-PR e coordenador do projeto.

Durante o evento, Ágide ressaltou sobre a importância do setor agropecuário e a diversificação de atividades rurais na região Oeste do Estado. “ “À medida que o setor agropecuário vem avançando, temos um grande desafio pela frente que é cada vez mais nos profissionalizarmos. Diante dessa necessidade, o SENAR-PR desenvolveu e construiu um projeto para atender essa demanda. Nós esperamos levar a profissionalização para que o produtor obtenha mais produtividade, qualidade e melhoria de renda. Esse Centro representa um grande marco na cadeia da avicultura”, disse Ágide.

Ele lembrou ainda que ao longo do ano passado, o Brasil exportou US$ 7.915.622.870 e, desse total, US$ 2,186.170.627 foram exportados pelo Paraná. A carne de frango é o segundo item de exportação pelo Porto de Paranaguá, só perde para a soja, uma vez que o frango responde por 11% do PIB paranaense. “O setor avícola paranaense é considerado o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. Só em 2013, o estado foi responsável por 31% da produção nacional “, acrescentou. No Paraná, a atividade envolve 19 mil avicultores.

Capacitação e conhecimento

“Fiquei impressionado com o grau de profissionalismo das cooperativas integradoras por podemos trabalhar juntos e definirmos um projeto em comum. O SENAR-PR está aqui para oferecer capacitação e conhecimento. Esse Centro é um exemplo do desafio que temos pela frente de produzirmos com extrema qualidade. Não há mais espaço para agirmos de forma improvisada, o processo é uma realidade do nosso dia a dia. Outro grande obstáculo é trabalhar todos os pontos da cadeia produtiva, capacitando o instrutor para que ele possa qualificar o produtor rural. Agradeço muito à equipe do SENAR-PR por tornar uma ideia numa realidade que vai fazer diferença na avicultura paranaense”, observou o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Neto.

O presidente do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand, Valdemar da Silva Melato, resumiu: “Hoje há falta de mão de obra qualificada na nossa região e esse Centro certamente vai qualificar o avicultor e trabalhador rural”. Para o gerente de produção animal da Copacol, Irineu Dantes Peron, “o SENAR-PR já tem feito muitos trabalhos e estamos felizes por participar desse processo juntos. Vencemos mais um degrau na competitividade entre integradora e produtores e toda a cadeia vai progredir”, disse, acrescentando que somente na cooperativa, a avicultura envolve 900 produtores na região Oeste.

Curso piloto

Ainda no dia 15 foi iniciado um curso piloto com uma turma de 15 avicultores, integrados à Copacol. Com uma carga-horária de 20 horas, as aulas estão sendo ministradas pela instrutora Juliana Afonso Branco dos Santos. Medições de parâmetro, operação de painel controlador e o manejo de cama aviária, estão entre os conteúdos do curso.

Localização

A localização do Centro de Tecnológico de Avicultura, em Assis Chateaubriand, é estratégica na região Oeste do Estado pela concentração de empresas do setor e uma crescente demanda de capacitação de mão de obra. A expectativa é que as instalações dêem suporte para a realização de aproximadamente 60 cursos por ano, com mais de 800 participantes, entre produtores, trabalhadores, técnicos e estudantes de um universo estimado em cinco mil pessoas que atuam neste setor na região.

A parceria

A construção do Centro Tecnológico de Avicultura é resultado da parceria do SENAR-PR com as seguintes empresas: Copacol, LAR, CVale, Copagril, Coopavel, BRF, Plasson, Agrobona, Avioeste, Debona, GSI, Tecnoesse, Inobram, Propex, Construfor, Agrofor, Tecnoaves e Agropecuária Terra Viva.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio