Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato Rural de Astorga completa 50 anos

Entidade, com seis extensões de base, conta com mais de 350 associados

Sindicato Rural de Astorga, na região Norte Central, foi homenageado pelo seus 50 anos durante a reunião da Nurespar, no dia 18 de agosto. O evento contou com a participação de autoridades da região, diretores, colaboradores, produtores e 10 presidentes de outros sindicatos. Na ocasião, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, entregou uma placa comemorativa a data ao presidente do Sindicato de Astorga, Guerino Guandalini, no cargo desde 1982.

A entidade teve origem na antiga Associação Rural, fundada e instalada em 21 de setembro de 1959, quando um grupo de agricultores se reuniu com o intuito de somar forças e propósitos para o bem da classe e do município. Em 1967, por meio de Assembleia Geral, a diretoria aprovou a transformação da Associação Rural de Astorga em Sindicato. Na época, Euclides Maldonado Cortegoso foi o primeiro presidente, com Moacir Bernardelli como vice. Um ano depois, em 23 de maio de 1968, o Sindicato Rural de Astorga foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho, por meio da Carta Sindical, como órgão representativo dos empregadores.

De lá para cá, a entidade contabiliza inúmeras ações em defesa dos interesses dos produtores rurais, além de conquistas que permitiram que a atividade rural se desenvolvesse na região. “Nestes 50 anos, firmamos vários valores, como a união, resiliência, respeito e profissionalismo, para chegarmos no momento atual. Poucas são as instituições brasileiras que conseguem comemorar meio século de atividades contínuas. Por esse motivo, é uma grande alegria esta comemoração”, destacou, no discurso durante o evento comemorativo, Guandalini. Além do atual dirigente, outros dois presidentes passaram pelo comando da entidade: Euclides Maldonado Cortegoso (1967-1969, 1969-1972, 1976-1979 e 1979-1982) e Moacyr Bernardelli (1973-1976).

Leia mais sobre a comemoração aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio