Sistema FAEP

Sindicato Rural de Faxinal oferta mais de 50 serviços aos associados

Entidade planeja ampliar ainda mais o portfólio, com uso de drones para pulverização e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEP

“Não deixar o produtor rural sem resposta”. Essa é a estratégia do Sindicato Rural de Faxinal, na região do Vale do Ivaí, para ampliar, cada vez mais, a prestação de serviços aos associados. A entidade oferece mais de 50 tipos diferentes de atendimentos, que incluem locação de máquinas e equipamentos, emissão de certidões e serviços contábeis e ambientais, além dos cursos do Sistema FAEP.

“Se queremos atrair os associados, temos que ofertar serviços de boa qualidade. Isso traz o produtor até o sindicato”, aponta o presidente do Sindicato Rural de Faxinal, Alfredo Alves Miguel Junior.

Com essa estratégia bem definida e uma boa dose de trabalho e organização, o sindicato tornou-se uma referência para os produtores de Faxinal e região, que conseguem resolver grande parte das questões burocráticas em um só local. De acordo com o dirigente, o momento de virada, que levou a esse diferencial no atendimento aos produtores rurais, ocorreu há mais de 20 anos, quando o sindicato decidiu adquirir um trator de esteira para atender a demanda de interessados em melhorar áreas de pastagem. A máquina foi rateada entre os associados, que dividiram as horas de serviço.

Com o sucesso da empreitada, logo substituíram o trator de esteira por uma retroescavadeira. Com o passar dos anos, foram ampliando o leque de serviços. “Com a renda da locação de máquinas, nós reinvestimos em máquinas novas, chegamos a ter cinco retroescavadeiras”, recorda Miguel Junior.

Os demais serviços passaram a ser oferecidos conforme as demandas eram trazidas pelos associados. “A orientação é simples: o produtor chegou com uma demanda e a gente não consegue resolver o problema, temos que buscar a resposta. O que não pode é deixar de atender o nosso associado”, explica o dirigente.

Demanda apurada

Segundo a contadora do Sindicato Rural de Faxinal, Cleonice Elça dos Santos, os atendimentos relativos a declarações de Imposto de Renda (IR) somam mais de 300 por ano, enquanto o Imposto Territorial Rural (ITR) bate na casa dos 650 processos. “Também tem bastante demanda para folha de pagamento. Hoje fazemos 150 folhas e mais de 300 funcionários”, afirma. “Tem muita gente que chega com dúvidas e demandas novas.

Quando a gente não sabe como resolver, procuramos a assistência dos colaboradores do Sistema FAEP”, relata.

Os próximos serviços a serem incorporados nos atendimentos do Sindicato Rural de Faxinal já estão em planejamento. Um deles é o uso de drones para pulverização. Outro ponto envolve a oferta de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEP para os produtores da região.

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio