O Sindicato Rural de Loanda, na região Noroeste do Paraná, comemorou no início deste ano seus 50 anos de vida. A história da entidade se confunde com a do próprio município, já que a cidade tem apenas 63 anos. Hoje, Loanda tem uma população de 23 mil habitantes e um agronegócio robusto, que ajuda a manter o desenvolvimento econômico da região. Situação essa que não teria sido alcançada sem o esforço do Sindicato e dos produtores rurais. De janeiro de 1968, data de fundação, até hoje, diversas transformações ocorreram na região, todas com apoio fundamental do Sindicato Rural.
O presidente do Sindicato Rural de Loanda, Aulo Sato, lembra que a entidade, neste meio século, sempre teve o papel de mobilizar e organizar os produtores em prol de soluções para os problemas do campo. “Temos uma pecuária forte e uma agricultura ativa, sempre trabalhamos para ajudar a alavancar os negócios dos nossos produtores e por consequência a nossa região”, diz.
Assim como outros municípios das regiões Norte e Noroeste, Loanda já teve produção de café. A geada negra de 1975, que devastou a cultura, começou um processo de migração para outras atividades, processo que contou com o apoio da organização dos produtores por meio do Sindicato Rural.
Clique aqui para ler a matéria completa no Boletim Informativo.
Comentar