Sistema FAEP

Em busca de inovação, Sistema FAEP/SENAR-PR lança Ideathon

Nova iniciativa da entidade promove uma série de eventos pelo Paraná incentivando jovens a pensarem em soluções para os problemas reais do agro estadual

O ano de 2024 será marcado por uma nova fase na busca por inovações no campo. O Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) e os colégios agrícolas do Paraná, começa, neste mês de abril, uma série de eventos para incentivar jovens a desenvolverem novas ideias para os problemas reais do agronegócio estadual. O Ideathon vai percorrer o Paraná, fomentando ideias inovadoras a partir da criatividade dos alunos dos colégios agrícolas, escolas técnicas de nível médio e instituições de ensino superior. A primeira etapa está marcada para o dia 27 de abril, no Colégio Agrícola da Lapa.

A proposta é promover encontros regionalizados, contemplando os 26 colégios agrícolas espalhados pelo Paraná. Nesse evento piloto da Lapa, por exemplo, poderão participar estudantes da instituição sede e de outros seis colégios agrícolas: Castro, Cruz Machado, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro e São Mateus do Sul. Cada entidade vai indicar 10 alunos que, no dia do evento, serão divididos em equipes mistas, já que o objetivo não é incentivar a competição, mas a soma de ideias.

O coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers, enfatiza que o objetivo do Ideathon é identificar propostas com potencial de solucionar problemas do agronegócio e, posteriormente, transformá-las em negócios. “O evento terá um desafio específico e os participantes serão estimulados a pensar em equipe”, antecipa. “O Ideathon é uma forma de levar o dia a dia de um produtor rural aos estudantes e que esses possam vivenciar um pouco mais da prática, não ficar apenas a teoria”, complementa.

Para o Sebrae-PR, entidade com experiência em aplicar eventos desse tipo e que será responsável pela parte metodológica do Ideathon, a iniciativa vai contribuir para o fomento de negócios inovadores. “Trabalhamos para posicionar o Paraná como um polo de soluções disruptivas e o Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR permite que tenhamos um olhar diferenciado para os problemas do setor. Teremos vários participantes focados em criar soluções inovadoras e o agronegócio ganha com isso”, analisa Rafael Tortato, coordenador do projeto Startup no Sebrae-PR.

No dia 8 de junho, está confirmada a realização de outra etapa do Ideathon em Campo Mourão. Esta, especificamente, será promovida dentro do IV Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati), encontro tradicional do setor na região. Na ocasião, alunos de colégios agrícolas do município e entorno, além de estudantes de universidades da região, podem participar. Os detalhes da dinâmica desse evento serão divulgados posteriormente.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

2 comentários

Boletim no Rádio