Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR disponibiliza cotações dos produtos agro

Com a novidade, produtores passam a ter acesso gratuito às informações das mais diversas cadeias produtivas nos mercados físico e futuro

O site e o aplicativo (app) do Sistema FAEP/SENAR-PR têm uma novidade para os produtores rurais. Desde o começo de agosto, as plataformas estão disponibilizando cotações de produtos agropecuários, nos mercados físico e futuro. Assim, os agricultores e pecuaristas passam a ter mais um rol importante de informações para conduzir seu negócio e definir estratégias de comercialização. Os dados serão atualizados diariamente, após o fechamento das negociações.

Os usuários têm acesso às cotações de soja, farelo de soja, óleo de soja, milho, trigo duro e trigo mole, negociados no mercado futuro da Bolsa de Chicago (CBOT). Também do mercado futuro, as plataformas trazem as cotações de soja, milho e boi gordo, negociados na bolsa brasileira B3 (antiga BM&F/Bovespa). Também são atualizadas informações do SERVIÇO mercado financeiro, como cotação do dólar comercial, dólar Ptax e euro comercial.

“Além de ter uma projeção de como os preços estarão no futuro, os produtores têm que ficar de olho no mercado internacional, já que soja, milho e trigo, por exemplo, são commodities com o preço definido com base em negociações de bolsa. Além disso, muitos produtores paranaenses têm feito opção por negociar no mercado futuro. São contratos que não envolvem, necessariamente, a entrega dos volumes ao final do contrato. O produtor pode ter uma posição de proteção: vender no mercado físico e se proteger das oscilações de preço no mercado futuro”, explica Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O serviço também disponibiliza cotações no mercado físico, das principais praças formadoras de preço do Paraná, de produtos como soja, milho, trigo, feijão preto, feijão carioca, boi gordo e bezerro (praça de São Paulo). Com isso, o produtor pode acompanhar a abertura e o fechamento dos negócios em cada praça e traçar uma estratégia de comercialização de sua produção.

Para atualizar as cotações, o Sistema FAEP/SENAR-PR contratou a CMA, uma das maiores empresas de fornecimento de dados e informações do mercado agrícola do Brasil e que vai atualizar as informações do mercado futuro e do mercado físico por lotes (que corresponde a volumes maiores, negociados entre empresas). No caso dos preços pagos ao produtor no mercado físico de balcão, os dados são levantados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Como usar

Para ter acesso às cotações no site, o produtor não precisa fazer nenhum procedimento. No caso do aplicativo, se o produtor tiver desativado as atualizações automáticas do dispositivo, é preciso atualizar a plataforma na loja de apps de seu smartphone. As informações serão divididas por produtos. Então, se o usuário clicar em “soja”, por exemplo, terá acesso a todas as cotações da oleaginosa, no mercado físico e no mercado futuro da B3 e da CBOT.

“O modelo foi inspirado em outros sites de notícias e cotações agrícolas, na expertise do DTE do Sistema FAEP/SENAR-PR e nos pedidos apresentados pelos usuários por meio do WhatsApp”, diz Renato Policeno Probst, do Departamento de Tecnologia e Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Serviço

O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android e iOS. Para ter a ferramenta no celular, basta acessar as lojas Apple Store ou Play Store ou a página app.sistemafaep.org.br e fazer o download. O acesso às informações é gratuito e sem necessidade de assinatura.

No site, as informações de mercado estão disponíveis aqui.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio