Sistema FAEP/SENAR-PR

Técnicos do IAP começam treinamento para o Cadastro Ambiental Rural

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), promoveu, nesta quarta-feira (24), o primeiro curso de capacitação para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado.

O treinamento, feito pelo Ibama, irá formar 60 multiplicadores para auxiliar os agricultores.O curso vai até quinta-feira (25) especialmente para técnicos do IAP e, na sexta-feira (26), multiplicadores parceiros serão treinados para atuar diretamente com os agricultores e ensinar outras pessoas no cadastramento das propriedades rurais.

Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, no Paraná existem mais de 532 mil imóveis rurais que devem se cadastrar. "Queremos ser parceiros dos agricultores para desenvolver de forma sustentável o nosso Estado", afirmou. O CAR somente poderá ser realizado pelos proprietários rurais no Estado após o seu lançamento nacional oficial, que deve ser feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A preocupação do Governo do Estado é garantir crédito e beneficio aos proprietários rurais. "Com o cadastro homologado os proprietários terão acesso à crédito e a outros benefícios, inclusive do Governo do Estado. Por isso é importante que eles se cadastrem assim que possível", disse o presidente do IAP.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado com o sancionamento da Lei Federal nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal) e é obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele prevê o cadastramento das reservas legais e de áreas de proteção ambiental de todas as propriedades rurais do país.

Participam dessa etapa técnicos do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Emater, Incra, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FATAEP) e Ocepar.

A previsão é que após esse curso outros sejam promovidos pelo IAP e pelas entidades parceiras, na capital e no interior, com o objetivo de formar 1500 técnicos capacitados para auxiliar o produtor rural no cadastramento de suas propriedades.

Jornal Meu Paraná

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio