Sistema FAEP/SENAR-PR

Teixeira Soares comemora 100 anos de fundação

Eventos como encontros de produtores rurais, exposição agroindustrial e projetos de resgate da história do local estão entre os festejos

O município de Teixeira Soares, nos Campos Gerais, comemora no dia 14 de julho seu primeiro centenário. Com cerca de 10 mil habitantes, a cidade se mobiliza em uma série de eventos para marcar a passagem ao seu segundo século. Encontros de produtores rurais, uma exposição agroindustrial e projetos de resgate da história do local estão entre os festejos organizados pelos moradores para marcar o acontecimento.

Teixeira Soares tem uma vocação agropecuária que se reflete nos indicadores socioeconômicos locais. Quase metade da população do município vive na área rural. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), o Valor Bruto Agropecuário (VBP) fechou em R$ 462 milhões em 2016 (segundo maior da regional de Irati). As atividades que mais contribuíram para esses resultados são, respectivamente, soja, leite, frango e milho.

Devido a importância do agronegócio, há seis anos a prefeitura do município realiza uma exposição, a Expotexas. Neste ano, a festa acontece entre os dias 12 e 16 de julho, no Centro de Eventos Miguel Belinoski e inclui na sua programação a comemoração aos 100 anos de Teixeira Soares. O evento mostra os setores econômicos da cidade, especialmente na área da agricultura familiar, e abre suas portas às principais empresas do ramo agrícola da região. Na programação estão shows, almoços com costela e leitão recheado e o concurso da rainha da festa e Miss Teixeira Soares.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio