Sistema FAEP

Trânsito de animais entre Estados fica mais fácil | Campo & Cia #250

Episódio dessa semana trata das mudanças que ocorreram no trânsito de animais após Brasil ter sido reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação

O Brasil foi reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e agora os animais podem transitar em todo o território nacional. Quem detalha o que mudou a partir desse novo status sanitário no programa de rádio Campo & Cia é Fabio Mezzadri, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Antes da oficialização do novo status nacional, o ingresso de bovinos e bubalinos no Paraná estava restrito aos Estados do Acre, Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além de partes do Amazonas e Mato Grosso (locais que já tinham conquistado o selo da OMSA). Em relação ao restante do país, havia restrições ao ingresso de suínos, ovinos e caprinos no Paraná.

Mezzadri explica que até então era permitida a entrada desses animais, desde que acompanhados de exames negativos para febre aftosa e com carga lacrada pelo serviço oficial. Essas exigências agora não são mais necessárias.

“É importante lembrar que a fiscalização continua e toda a movimentação de animais deve estar acompanhada da Guia de Trânsito Animal [GTA] e demais documentos sanitários exigidos, conforme as legislações federal e estadual vigentes. Nossos produtores devem continuar seguindo os requisitos sanitários, pois são garantia de que o Paraná segue com um sistema sanitário robusto e eficaz”, disse Mezzadri.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, lembra que o Paraná tem a ganhar com o reconhecimento do Brasil como área livre de aftosa sem vacinação. “A nível estadual, estamos há quatro anos trabalhando para abrir novos mercados. Agora, com o esforço do setor produtivo nacional em melhorar a robustez do sistema sanitário como um todo, os olhos dos mercados internacionais se voltam ainda mais para cá”, pontua.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio