Sistema FAEP/SENAR-PR

Trigo Show tem palestras, rodeio e shows musicais de graça em Tibagi

Evento começa na sexta-feira (4) e segue até segunda-feira (7), no Paraná.

O Trigo Show – Tibagi 2015, na região dos Campos Gerais do Paraná, começa na sexta-feira (4) e segue até segunda-feira (7), feriado do Dia da Independência do Brasil. A programação inclui show com a dupla sertaneja João Carreiro e Capataz, rodeio, parque de diversões e o Seminário do Trigo, que atrai agricultores de todo o país.

Segundo dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tibagi é o município que mais produz trigo no Brasil. A cidade está em primeiro lugar no ranking nacional, tanto no volume de produção, quanto em produtividade por hectare. Para comemorar a boa produção, é realizada a segunda edição do evento.

Seminário do Trigo
Durante o Seminário do Trigo, é possível visitar uma exposição com novidades na área agrícola e assistar a várias palestras. A atração dura dois dias, sexta (5) e sábado (6), no Centro Municipal de Eventos – Horto Florestal.

Neste ano, o ciclo de palestras foi preparado pelo Grupo de Agrônomos de Tibagi (GAT), pelo Sindicato Rural, pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater/PR).

No primeiro dia, por exemplo, devem ser tratados assuntos como nutrição, mercado e tipificação do trigo. Para a sexta, está programada também uma confraternização entre produtores rurais e agrônomos.

Já no sábado, há palestras sobre crédito rural, coleta seletiva e de embalagens agrotóxicas, além de um almoço para todos os participantes ao meio-dia. Veja a programação completa do seminário abaixo.

Outras atrações
Segundo a prefeitura, durante os quatro dias, várias empresas do ramo, como John Deere, MagParaná, Budny, Belagrícola, Agropantanal, Stara, Agrocete e Deragro, devem participar do evento com inovações agrícolas na feira de exposição.

Quantos aos shows musicais, tem João Carreiro e Capataz na sexta; Gilberto e Gilmar no sábado; Cowboys do Asfalto no domingo; e Turma da Peppa na segunda-feira. Toda a programação é gratuita aberta ao público. No local, também há uma praça de alimentação disponível.

Veja abaixo a programação completa do Seminário do Trigo:

Sexta-feira (4)
– 13h30: Recepção e credenciamento;
– 14h: Nutrição do Trigo, com Mestre Braitner Andrade (Agrocete);
– 15h: Trigo – Qualidade e Segregação, com Estefano Stemmer Júnior (Frísia);
– 15h45: Coffee break;
– 16h: Tecnologia Bela+, com Fernando Melatti
Qualidade da semente de soja no processo produtivo, com Daniel Serrarens;
– 16h45: O trabalho de pesquisa aplicada na busca de soluções sustentáveis para a cultura do trigo – O exemplo dos grupos de controle de Cultivares, com José Freitas (Fundação ABC);
– 17h30: Mercado do Trigo, com João Gilmar Carvalho de Oliveira (Safra Sul);
18h30: Manejo de doenças foliares em trigo e controle biológico de pragas, com Sérgio Fadelli (Agropantanal);
– 19h30: Encerramento com confraternização dos agricultores e agrônomos;

Sábado (5):
– 9h30: Recepção e credenciamento;
– 10h: Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR), com Osmael Portela (Faep);
– 11h: Coffee break;
– 11h15 Crédito Rural;
11h45: Toleta Seletiva e Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, com o Gerente de Meio Ambiente, Clayton Alves de Mello;
-12h15: Almoço.

Fonte: G1

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio