Sistema FAEP/SENAR-PR

Trigo sobe na Bolsa de Chicago após relatório do Usda

Cotações ganharam fôlego com corte nos estoques finais no documento de setembro

Por Tânia Moreira Albeti – Economista DTE | Sistema FAEP

A produção global de trigo na temporada 2016/17 foi elevada para 744,85 milhões de toneladas, de acordo com o relatório de oferta e demanda global, com estimativas para a safra 2016/17 e 2015/16, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). A quantidade é maior em relação às 743,44 milhões de toneladas apontadas em agosto. Esta produção é maior que na temporada 2015/16, e é a maior produção de trigo na série histórica mundial.

A produção foi revisada a maior na Índia, Austrália, Brasil e Canadá, e reduções foram previstas para as safras da União Europeia e China.

Os preços do trigo na Bolsa de Chicago passaram a oscilar do lado positivo após a divulgação do relatório por conta do corte nos estoques finais da temporada 2015/16 e 2016/17, que são elevados na série histórica. O contrato futuro de dezembro-16 era cotado a US$ 4,09 por bushel, com alta de 1,42%.

Apesar da alta de hoje, os preços atuais em dólares na CBOT são 37% inferiores a média dos últimos cinco anos, diante de um quadro mundial de oferta e demanda, que aponta para uma relação estoque consumo ainda folgada.

O estoque final global na temporada 2016/17 foi estimado em 249,07 milhões de toneladas, abaixo do número de agosto, com redução no estoque final da União Europeia e China.

f

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio