Sistema FAEP/SENAR-PR

Turismo na roça

Atividade vem se desenvolvendo no Estado e vira opção econômica para proprietários rurais

Via de regra, existe um patrimônio inerente a praticamente toda propriedade rural que é pouquíssimo explorado. Além da qualidade do solo, da extensão da terra, das benfeitorias, dos recursos hídricos, minerais e da diversidade animal, existe outro elemento no cenário rural que pode valer ouro. A paisagem bucólica que encanta os visitantes é a mesma que pode agregar renda à propriedade por meio do turismo rural.

Apesar da ausência de dados sobre o número total de estabelecimentos voltados ao turismo rural no Paraná, esta é uma atividade que vem se desenvolvendo ano a ano, impulsionada pelo trabalho de diversas instituições, entre elas o SENAR-PR, que possui em seu catálogo de cursos, não apenas módulos direcionados à gestão de uma propriedade vocacionada para o turismo, mas também cursos nas áreas de artesanato e culinária, que incrementam essa atividade com os sabores e as cores do campo.

Um exemplo desta dinâmica está no Circuito Rural Taquaral, um dos mais novos roteiros turísticos do Estado, localizado em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Em um dos eventos realizados recentemente, a caminhada da natureza, que reuniu centenas de pessoas, além dos passeios, os turistas aproveitavam a ocasião para comprar produtos artesanais, como vinhos, embutidos, geleias, trabalhos em crochê, entre outros.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio