Sistema FAEP/SENAR-PR

Umuarama reúne produtores para fortalecer liderança rural na região

3º Encontro Estadual de Líderes Rurais – Cultivando Conexões registrou público de 170 pessoas dos municípios da região Noroeste

O conhecimento foi o caminho escolhido pelo produtor rural Elson Tamaio, de Umuarama, para ocupar espaços de liderança. Nesta quinta-feira (22), Tamaio esteve aprimorando esse processo ao participar do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR, que fomenta o surgimento de novos líderes no campo e fortalecer o sistema sindical rural paranaense. O evento reuniu 170 participantes vindos de diversos municípios da região Noroeste do Estado.

Tamaio é um exemplo de como iniciativas como essa tem o poder de despertar o espírito de liderança. No seu caso, após a decisão de retornar à propriedade da família em Umuarama, para dividir com o pai a condução do negócio, ele sentiu que devia se preparar para o novo desafio. Para isso, buscou conhecimento no SENAR-PR, fez diversos cursos na área de produção leiteira no Centro de Treinamento Pecuário (CTP) e se capacitou de modo a assumir a produção de leite da propriedade e ocupar espaços de liderança do setor. Hoje, Tamaio é membro da Comissão Técnica (CT) de Bovinocultura de Leite da FAEP, do Conseleite-PR e presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de Umuarama (Cooplu).

Elson Tamaio, produtor de Umuarama, contou sobre sua trajetória na liderança rural

Durante o encontro em Umuarama, Tamaio e o pai puderam dar continuidade a essa jornada de conhecimento. “Esse tipo de iniciativa é extremamente importante para o desenvolvimento da cadeia agrícola no país. Por meio do Sistema FAEP/SENAR-PR que aprendi tudo isso. Com os cursos, eu consegui fazer essa leitura e me preparar para assumir a produção de leite da propriedade. São ferramentas que estão disponíveis ao produtor e de fácil acesso”, comentou.

A história do produtor de Umuarama foi compartilhada com os participantes do 3º Encontro Estadual de Líderes Rurais – Cultivando Conexões. O objetivo desta troca de experiências é mostrar que a liderança pode ser exercida por todos que tiverem interesse em aprimorar essa habilidade.

“Conhecimento é algo que ninguém tira de nós”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Umuarama, Antônio Fernando Scanavacca, durante a abertura do evento. A formação de novos líderes, segundo o dirigente, é um objetivo constante no meio rural. “Deixar sucessores, novos líderes, sempre foi uma preocupação de todos nós e da FAEP”, considerou. “Daí a importância de eventos como esse para preparar o surgimento dessas novas lideranças”, concluiu.

Antônio Fernando Scanavacca, presidente do Sindicato Rural de Umuarama

Para fomentar o espírito de liderança no meio rural, o encontro está sendo realizado de forma itinerante. Antes de Umuarama, o evento passou por Londrina, Cambará, Pato Branco e Toledo. Na sequência será levado às cidades de Maringá (27/6), Campo Mourão (28/6), Guarapuava (29/6), Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).

Segundo o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, a liderança e a união são fundamentais para que a classe produtora possa se fortalecer, fazer sua voz ser ouvida e suas demandas respeitadas. “Por isso esses debates são tão importantes, seja nas associações, nos sindicatos rurais ou outros locais que participamos ativamente. Brigar individualmente é muito complicado, mas em conjunto é mais fácil”, explicou o dirigente, citando como exemplo o processo que respaldou o plantio de transgênicos no Paraná há 20 anos. Na época, o governador do Estado proibiu o plantio de organismos geneticamente modificados nas lavouras paranaenses.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

“Nós unimos forças através da FAEP e fomos à justiça brigar pelos nossos direitos e, com isso, conseguimos liberar o plantio no Estado. Hoje estamos vendo o resultado desse processo com a produtividade nas lavouras, que aumentou muito desde aquela época e continua aumentando. Essa evolução foi fruto da luta das lideranças do Paraná lá atrás”, exemplificou.

O presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais de Entre Rios, Braz Reberte Pedrini, destacou a importância da união da classe produtora para fortalecer o sistema produtivo. “Nossos sindicatos rurais são os legítimos representantes do Sistema FAEP/SENAR-PR e da CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil] nos municípios. É nos municípios que podemos atuar para fortalecer o sistema associativo e fazer com que o agro se desenvolva”, afirmou.

Braz Reberte Pedrini, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais de Entre Rios

Dinâmicas

O formato do 3º Encontro Estadual de Líderes Rurais – Cultivando Conexões foi pensado de modo a instigar a formação de novos laços entre os participantes e promover a reflexão sobre o papel do sistema representativo em suas diferentes instâncias: municipal, estadual e federal. Para trabalhar este tema, o consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR Claudinei Alves realizou uma atividade na qual os presentes deviam discutir entre si a solução de um problema real: a tentativa do governo estadual de taxar o agronegócio. Em novembro de 2022, essa proposta foi levada para a Assembleia Legislativa do Paraná e, apenas com a rápida mobilização da classe produtora, comandada pela FAEP, foi possível derrubar o caráter de urgência da proposta.

“Liderança não tem a ver com seu cargo, com a tinta da sua caneta, tem a ver com a capacidade de influenciar outras pessoas que existe em cada um de nós. Podemos aprimorar, aprender a liderança. E cada vez mais precisamos de líderes capazes de influenciar seus pares, seja no pensamento, no sentimento ou no comportamento”, destacou.

Em um segundo momento, os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa conduziram uma atividade voltada a apresentar o funcionamento do SENAR-PR. Um quebra-cabeça demonstrando as relações entre sindicato rural, SENAR-PR e os produtores rurais foi montado em conjunto pelos participantes, que puderam saber mais sobre a oferta de cursos e o importante trabalho de mobilização desempenhado nos sindicatos rurais.

Nessa etapa, o produtor Elson Tamaio destacou a qualidade dos cursos do SENAR-PR. “Fui buscar no aplicativo [do Sistema FAEP/SENAR-PR] e vi que tenho 10 certificados de cursos. Tudo que eu vi nas aulas eu consegui implantar na atividade”, disse. Uma das formações destacadas pelo líder rural foi o Programa Herdeiros do Campo, que tem como objetivo preparar a sucessão familiar no meio rural. Ele fez o curso com o pai há dois anos e conta que o resultado foi excelente. “A gente aprende que no processo sucessório sempre há atritos e aprendemos a lidar com isso. Após o curso, senti que meu pai estava mais confiante para me deixar fazer as mudanças. Eu, como sucessor, vi que toda a experiência dele é muito importante”, afirmou.

A terceira dinâmica do evento teve foco na representatividade política exercida pelos sindicatos rurais nos municípios, pela FAEP na esfera estadual e pela CNA no plano federal. A atividade foi conduzida pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, ambos do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Em diversos momentos do encontro, uma dupla de artistas subia ao palco para descontrair os participantes com músicas e esquetes cômicas que promoveram uma viagem cultural pelas diferentes regiões do Brasil.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio