Sistema FAEP/SENAR-PR

AAJ forma 11 turmas em 2018

Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens desenvolvido pelo SENAR-PR prepara jovens para o mercado de trabalho, aliando a prática ao conhecimento

Em 2018, o SENAR-PR capacitou 118 alunos por meio do programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). Foram 11 turmas espalhadas pelas oito unidades das usinas do Grupo Santa Terezinha nos municípios de Tapejara, Iguatemi, Paranacity, Ivaté, Umuarama, Cidade Gaúcha, Terra Rica e Goioerê. Os jovens, que participaram do curso ‘Mecânico de Manutenção de Tratores’, estão aptos para atuar em empresas do setor agrícola.

Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico em atividades práticas de diversas áreas das empresas, de modo que puderam identificar seus interesses profissionais. “A participação na rotina da usina é muito legal. É uma grande chance para o jovem entrar no mercado de trabalho e se desenvolver, evoluir profissionalmente. As empresas têm muito interesse nisso, pois são futuros profissionais que já entendem o funcionamento do sistema do trabalho”, relata o instrutor Mauro Cesar Volponi dos Santos, instrutor do AAJ em Paranacity.

Ainda segundo o instrutor, ao final do curso, até 70% dos aprendizes acabam contratados pelas usinas. “É muito gratificante ver o diferencial pessoal e profissional de cada um. Ver os jovens trabalhando dentro da usina e acompanhar o desenvolvimento, a aprendizagem”, destaca Volponi.

A formatura das oito turmas do AAJ aconteceu no final de 2018, com a participação dos aprendizes formandos, familiares e representantes de instituições parceiras.

O curso é dividido em três segmentos: Núcleo Básico – Desenvolvimento Comportamental, com 260 horas; Núcleo Específico – Mecânica de Tratores, com 220 horas; e Prática Profissional – Oficina Agrícola, com 480 horas. No total, a carga horária é de 960 horas de capacitação com duração de 12 meses.

O AAJ foi implantando pelo SENAR-PR, em 2010, na unidade de Ivaté do Grupo Santa Terezinha. Ao longo destes nove anos, o programa já capacitou mais de 1,3 mil jovens para o ingresso no mercado de trabalho.

Reconhecimento nacional

O programa AAJ desenvolvido na usina sucroalcooleira do Grupo Santa Terezinha na cidade de Paranacity, na região Noroeste, foi o vencedor do 1º Prêmio de Aprendizagem Rural – Aprendendo para Crescer, promovido pela Administração Central do SENAR. O relato vencedor utilizou a experiência de uma turma de 2017. “Foi a melhor experiência relatada, preencheu todos os nossos requisitos. O trabalho do SENAR-PR cumpre muito bem a função da aprendizagem, que é dar oportunidade ao emprego”, avaliou a diretora de Educação e Promoção Social da Administração Central do SENAR, Andréa Barbosa.

Esta foi a primeira edição do prêmio, que busca promover e divulgar as boas iniciativas no campo da aprendizagem rural, sensibilizando os empresários para a importância desta questão.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio