Sistema FAEP/SENAR-PR

Adapar divulga resultado de fiscalizações de fertilizantes

De janeiro a março deste ano foram analisadas 97 amostras, das quais 12 estavam em desconformidade

O Programa de Fiscalização do Comércio de Fertilizantes e Afins da Adapar divulgou os resultados das fiscalizações de fertilizantes em estabelecimentos comerciais realizadas no primeiro trimestre de 2017 e também no segundo semestre de 2016. A consulta pode ser feita no site da Adapar http://www.adapar.pr.gov.br/ com download da planilha através do link, clicando aqui

A planilha fornece de forma detalhada informações contidas nos termos de coleta e laudos de análise de cada amostra. Estão disponíveis para o público em geral informações como natureza física dos fertilizantes, garantias detalhadas do produto, fabricante, lote, além é claro, das irregularidades encontradas nas análises.

De janeiro a março de 2017 foram coletadas 208 amostras, das quais 111 ainda estão em análise pelo Tecpar, laboratório oficial do Estado cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Das amostras já analisadas, 12 estavam desconformes, ou seja, apresentaram garantias divergentes daquelas especificadas no registro do fertilizante. Este número representa 12% das amostras analisadas no período.

A grande maioria das amostras coletadas é de mistura de grânulos com natureza física sólida, o que significa dizer que cada grânulo não necessariamente contém todos os elementos garantidos na fórmula.

Algumas amostras possuem mais de uma inconformidade associada, ou seja, deficiência de mais de um elemento químico. Por este motivo, o número de inconformidades encontradas (15) supera o de amostras irregulares (12). O macronutriente potássio e micronutriente zinco lideram a lista com 3 análises desconformes cada, concentrando 40% das irregularidades.

Nitrogênio, fósforo, cálcio, manganês, molibdênio e boro também foram elementos que apresentaram alterações, com concentração abaixo da garantia contida no rótulo do fertilizante comercializado.

A Adapar, de maneira pioneira no Brasil, realiza a coleta de amostras de fertilizantes e afins em estabelecimentos comerciais para verificação da qualidade desses insumos. Amostras de sementes e agrotóxicos também são coletadas, conforme programação anual e disponibilidade de recursos. Essas avaliações periódicas garantem aos produtores rurais segurança na aquisição de insumos de qualidade.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio