Sistema FAEP/SENAR-PR

Adeus ao mestre

Professor Gabardo faleceu após lutar contra um câncer. Ao longo de quase três décadas, o profissional contribuiu para a criação e o desenvolvimento do SENAR-PR

Docente aposentado da área de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Gabardo, nunca perdeu a alcunha de “professor”. Talvez porque distribuir o conhecimento tenha sido sua grande vocação do Professor Gabardo, como sempre foi chamado por todos. No dia 20 de junho, o Professor Gabardo faleceu em um hospital de Curitiba, em decorrência de complicações de um câncer.

Formado em engenharia agronômica e com uma série de especializações, sempre pela UFPR, Gabardo desembarcou no SENAR-PR antes mesmo da instituição ser criada. Após sua aposentadoria na Universidade, o Professor foi contratado pela FAEP como prestador de serviços. Sua atuação ajudou a construir o SENAR-PR. Depois de criada a instituição, em 1993, o profissional nunca mais deixou de aprimorá-la com seus conhecimentos e ensinamentos, inclusive ocupando o cargo de gerente do Departamento Técnico do SENAR-PR até 2008. A partir de então, passou ao posto de assessor-técnico da Superintendência da entidade.

“O professor Gabardo foi um verdadeiro mestre para todos que passaram pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Contribuiu diretamente para a criação do SENAR-PR e, ao longo dos muitos anos que trabalhou na casa, ajudou a desenvolver cada curso, cada programação, cada ação voltada para os produtores e trabalhadores rurais. Com certeza, a força de educar e capacitar no meio rural têm como seu principal expoente o Professor Gabardo”, destacou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que teve Gabardo como seu professor nos anos em que cursou a UFPR.

“Desde o primeiro dia da criação do SENAR-PR até o dia de hoje, o Professor Gabardo sempre foi um dos pilares da instituição, com seu conhecimento, seus ensinamentos e, principalmente, sua dedicação. Mais do que um profissional exemplar, perdemos uma pessoa única, insubstituível, que vai fazer muita falta”, ressaltou a superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm.

Gabardo participou dos primeiros desafios encontrados pelo SENAR-PR na sua missão de transformar a vida da família do campo paranaense e ajudou a dar o formato que a instituição tem hoje. Também esteve presente na elaboração dos primeiros cursos oferecidos, na época voltados à aplicação de agroquímicos, uma questão que preocupava o setor pela falta de capacitação dos usuários, que levavam a um número alto de intoxicações.

O Sistema FAEP/SENAR-PR lamenta o falecimento do Professor Gabardo e deixa registrado as condolências à família e amigos e os agradecimentos pela sua contribuição ao desenvolvimento da FAEP, do SENAR-PR e do setor rural do Paraná.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio