Sistema FAEP/SENAR-PR

Agricultores optam por consertar maquinário agrícola antigo no PR

Incerteza na economia e juros altos freiam venda de tratores e máquinas

Em vez de comprar máquinas nova, agricultores do oeste do Paraná estão optando pelo conserto do equipamento usado. É bom para as oficinas que veem o movimento aumentar.

O trator com 12 anos de uso acabou de voltar do conserto e está em pleno funcionamento. Em outros tempos o agricultor João Nazari teria trocado o trator usado por outro novinho. O produtor ainda tem outros dois que irão para a oficina. “A indefinição econômica do país a a gente tem cautela de fazer novos investimentos”, diz.

Consertar um equipamento agrícola também não sai barato. A reforma de um trator custou R$ 12 mil, mas se o agricultor fosse trocar por um novo teria que tirar do bolso R$ 60 mil. O jeito é mandar para o conserto.

Desde 2014, o movimento subiu 30% na oficina. Os tratores ficam em fila do lado de fora. Por causa do aumento no movimento, os donos da oficina já planejam aumentar o investimento no negócio.

“A gente vai dobrar o tamanho da oficina pra conseguir melhorar o atendimento ao cliente”, diz o gerente Cesar Boratto.

Em outra oficina o trabalho é tanto que foi preciso contratar funcionários. Há dois anos eram 12 funcionários. Hoje, são mais de 30. Também está sendo erguido um barracão de 700 metros.

De acordo com a Anfavea, em fevereiro, a venda de máquinas agrícolas novas registrou uma queda de 36,5% se comparado com o mesmo mês do ano passado.

Fonte: G1 – 21/03/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio