Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrinho celebra sustentabilidade com premiação recorde

Mais de 2,5 mil alunos e professores de todas as regiões do Paraná participaram do evento. Programa premiou 1,8 mil participantes

Mais de 2,5 mil alunos e professores das redes pública e privada do Paraná participaram, na manhã desta segunda-feira (11), da cerimônia de encerramento do Programa Agrinho – maior iniciativa de sustentabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Com o tema “sustentabilidade ambiental”, o programa chega a sua 27ª edição com recorde de premiações: no total, foram 1,8 mil professores e educadores premiados, em quatro concursos vinculados ao Agrinho. O evento é realizado no centro de convenções ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os ônibus com alunos e professores – provenientes de todas as regiões do Paraná – começaram a chegar ao local do evento às 8 horas. Os convidados foram recebidos com um café da manhã e, em seguida, encaminhados a um anfiteatro instalado para a cerimônia. Lá, eles assistiram a um espetáculo inspirado nos quatro elementos – terra, ar, fogo e água – e que combinou técnicas de teatro, dança, acrobacia e música, sob direção do coreógrafo e ilusionista Maicon Clenk.

Após a apresentação, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, saudou oficialmente os convidados, entre os quais, inúmeras autoridades – como o vice-governador do Paraná, Darci Piana; os secretários estaduais, Renato Feder (Educação), Norberto Ortigara (Agricultura) e Beto Preto (Saúde); o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Otamir César Martins; a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão; os deputados federais Sérgio Souza e Ricardo Barros; os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Anibelli Neto e Marcio Nunes; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o senador eleito Sergio Moro; a gerente de relações governamentais da Rumo Logística, Giana Custódio; além de prefeitos e presidentes de sindicatos rurais de municípios de diversas regiões do Estado.

Em seu discurso, Meneguette destacou a importância do programa que já faz parte do calendário letivo do Paraná, chegando a mais de 1,2 milhão de alunos. O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR também classificou como essencial o tema sustentabilidade, trabalhando em sala de aula ao longo desta edição do Agrinho. “Trata-se de um assunto altamente relevante, cuja difusão e entendimento pelos jovens são indispensáveis e urgente, porque é necessário a prática para deter e, possivelmente, reverter o avanço do aquecimento global, que ameaça todo o planeta”, destacou.

Premiação

Em seguida, alunos e professores assumiram o protagonismo da cerimônia. Aos poucos, foram entregues 944 prêmios em diversas categorias, incluindo três automóveis, destinados aos vencedores da categoria Experiência Pedagógica, do concurso Agrinho. Posteriormente, em cada Núcleo Regional de Ensino, serão distribuídos outros 896 prêmios, a segundos e terceiros colocados de algumas categorias. No total, serão mais de 1,8 mil prêmios, entre celulares smartphones, tablets, notebooks e projetores multimídia.

Nesta edição, além do tradicional concurso Agrinho – disputado em diversas categorias –, o programa contou com outros três concursos, realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed): Redação Paraná, Robótica e Programação. Esta edição contou com apoio do governo do Paraná, por meio das secretarias de Agricultura, da Justiça, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável , do Instituto Água e Terra (IAT), da Federação das Apaes, do Tribunal de Justiça do Estado, do Tribunal Regional do Trabalho da 9º região, da Sanepar, da Copel, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Rumo Logística.

“Tudo isso foi possível graças ao trabalho de professores, diretores de escolas e secretários municipais de educação, que envolveram centenas de milhares de crianças e jovens de escolas públicas e privadas. E dos técnicos e colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR, que se empenharam na realização deste evento”, destacou Meneguette.

As listas com os vencedores em cada categoria podem ser consultadas neste link.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio