Sistema FAEP/SENAR-PR

Agropecuária cria 1,3 mil novas vagas de trabalho no Paraná

No mês de maio foram criadas 252 mil novas de emprego nos pais. A atividade agropecuária foi o setor que mais contribuiu para este resultado com a criação de 79,5 mil vagas, seguido do setor de serviços e indústria de transformação. No Paraná foram criadas 16,7 mil vagas com decréscimo de 19% em relação ao mês de abril. O estoque do número de empregados cresceu 0,68% totalizando 2,4 milhões de empregos. O estado apresentou a maior geração de empregos da região Sul e quarta maior posição entre os estados que mais geram vagas no país.

Foram criadas 1,3 mil novas vagas de emprego no setor agropecuário. Apesar de o resultado ser inferior ao mês anterior, dado a sazonalidade das atividades envolvidas, o valor de 1,3 mil vagas é 60% superior em relação a março de 2010. As vagas criadas na agropecuária representaram 8% do total das vagas criadas no Paraná.

Contribuiu para este resultado a continuidade das admissões na cultura de cana-de-açúcar que tem período de colheita concentrado nos próximos meses. Em maio as admissões continuaram maiores que as demissões. No mês de abril as vagas nesta cultura somaram 2,3 mil, com os produtores antecipando as contratações para o início da colheita.

As admissões para cultura de café e criação de bovinos também contribuíram para criação de empregos. A expectativa é que as admissões para cultura de café continuem em junho com maior intensidade, dado a antecipação dos produtores em ter funcionários para os meses de julho e agosto de  maior volume da colheita. Em junho de 2010 foram criadas 244 vagas na cultura de café.

Na criação de bovinos tem início novo ciclo de produção. Em abril foram 55 novas vagas. A atividade deve continuar a contribuir nos próximos meses, com destaque para o mês de junho.

Por Tânia Moreira, economista da FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio