Sistema FAEP

Dia de Campo aborda como transformar dejetos animais em energia limpa

Com apoio do Sistema FAEP, evento terá três estações de trabalho voltadas aos produtores rurais da região Sudoeste

Dejeto de suíno virando combustível, energia elétrica e fertilizante. Essa é a proposta do Dia de Campo sobre Biodigestão de Resíduos Animais, que o Sistema FAEP e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) promovem no dia 19 de agosto, próxima quarta-feira, em Salgado Filho, no Sudoeste do Estado. O evento leva o tema “Transformando Dejetos em Energia Limpa e Fertilizantes” a produtores da região. As vagas são limitadas em 100 participantes.

Para o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, iniciativas como essa apontam o caminho para um agro ainda mais sustentável. “O evento alia duas estratégias: a mitigação de impactos ambientais da produção e o aproveitamento de dejetos da suinocultura, que hoje é um passivo ambiental ao produtor rural”, afirma.

É exatamente esse passivo que a biodigestão converte em ativo econômico. Isso porque o dejeto, em especial o de suínos, pode virar energia elétrica, biogás, biometano como combustível e ainda biofertilizante. “Mais de 80% dos fertilizantes usados no Brasil são importados. Então, uma iniciativa como essa pode aumentar a nossa autonomia e gerar renda ao produtor rural. Além do mais, esse processo diversifica a produção e produz combustível, energia e biofertilizante”, completa Meneguette.

Programação

O evento terá três estações de trabalho. A primeira estação, “Biodigestão / Biogás e Energia”, fica a cargo do pesquisador Ricardo Steinmetz, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em seguida, o pesquisador Carlos Alberto Casali, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhos, aborda a “Compostagem para transformar resíduo em fertilizantes”, explicando o processo, os cuidados necessários e o uso do composto orgânico como fertilizante. Fecha o roteiro o engenheiro agrônomo Volmir Anater, da Coopenad, com o tema “Produção de Fertilizantes a partir do composto e do digestato”.

Serviço

Dia de Campo Biodigestão de Resíduos Animais

Data: 19 de agosto

Horário: 8 Horas

Local: Bosque Municipal – Salgado Filho

Inscrição: DIA DE CAMPO BIODIGESTÃO DE RESÍDUOS ANIMAIS – Transformando Dejetos em Energia Limpa e Fertilizantes.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio