Sistema FAEP/SENAR-PR

“Alimentos convencionais são extremamente seguros”

Autor do livro ‘Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo’ garante: visão de que defensivos agrícolas são vilões não passa de mais um mito que prejudica o agronegócio

O jornalista especializado em agronegócio Nicholas Vital é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é o uso de defensivos na agricultura. Conseguiu essa relevância graças ao livro ‘Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo’, lançado no ano passado. De lá para cá, a obra rapidamente ganhou os holofotes e se tornou assunto obrigatório nas rodas de discussão sobre agronegócio. Ao tratar de um dos principais mitos que envolvem a cadeia produtiva – o de que os agroquímicos são um mal a ser combatido –, Vital traz à tona uma série de questões a respeito do futuro do setor. O autor fala sobre alguns deles nesta entrevista exclusiva, concedida ao Boletim Informativo.

BI: Sobre o livro, como surgiu a ideia?

NV: Eu sou de São Paulo, urbano e cresci ouvindo histórias sobre agrotóxicos, venenos, intoxicação e todo esses mitos que a gente já conhece. Só que ao entrar nesse mundo do agro e passar a visitar fazendas e conhecer produtores, falar com agrônomos, eu vi que a realidade é bem diferente. Eu não via ninguém passando mal no campo, pessoas com doenças. O que eu via era o defensivo agrícola como um insumo fundamental para a produção. E as pessoas no campo têm no produto uma ferramenta de trabalho que deve ser bem utilizada de acordo com as recomendações. E a ideia do livro surgiu porque isso é muito diferente daquilo que vemos no dia a dia dos jornais, na televisão. Então resolvi contar essa história e para isso eu entrevistei mais de 50 especialistas entre médicos toxicologistas, engenheiros agrônomos, biólogos, entre outros.

Quais foram as principais conclusões que você tirou com o livro?

Uma delas é que essa história está muito mal contada. Existe, sim, muito problema, mas devido ao uso incorreto dos agrotóxicos. Mais uma vez, devido à falta de informação. Mas não é esse vilão todo que vemos na TV. É só você parar e fazer contas. As pessoas falam muito de resíduos dos agrotóxicos nos alimentos, só que ninguém dá parâmetros. Na minha pesquisa, cheguei à conclusão que os resíduos não causam problema nenhum. A gente consome todo tipo de resíduo de produtos muito mais tóxicos. O nosso organismo está preparado para isso. Quando a gente toma algum tipo de remédio, é a mesma coisa, pois está absorve esses elementos e depois o corpo mesmo elimina. Então o que eu fiz foi contextualizar a história, mostrar como funciona, como o agrotóxico age, quais são as quantidades, como funciona a questão do resíduo. Desmistificar um pouco também essa questão da agricultura orgânica, que é até endeusada. Mas eles também usam produtos químicos na produção, mas isso ninguém conta.

Leia a entrevista completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio