Sistema FAEP/SENAR-PR

Aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR permite ter o agronegócio na palma da mão

Com uma gama completa de informações e serviços, aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR está à disposição dos produtores rurais e demais públicos

Um produtor rural bem informado é meio caminho percorrido para bons negócios e a gestão assertiva da propriedade. Afinal, o dinamismo e a velocidade do cotidiano exigem conhecimento, em tempo real, das cotações das principais commodities agrícolas, se irá chover ou se o céu estará limpo para o plantio e/ou colheita e onde estão abertos novos cursos do SENAR-PR para capacitação dos trabalhadores rurais, entre outras informações fundamentais.

Para facilitar o acesso às mais variadas informações e serviços aos produtores rurais, o Sistema FAEP/SENAR-PR disponibiliza o seu aplicativo (app) para smartphones (Android e iPhone). A ferramenta, que passou por um período de testes e ajustes, já está disponível para download nas lojas Apple Store e Play Store gratuitamente.

“O aplicativo do Sistema FAEP é mais uma ferramenta de informações e conhecimentos para os produtores rurais paranaenses e mesmo de outros Estados. O programa vem complementar o portfólio de comunicação da entidade, para que os agricultores e pecuaristas, independentemente de onde estejam e em qual condição de acessibilidade, possam acompanhar tudo o que acontece no Paraná, no Brasil e no mundo”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O aplicativo reúne uma série de recursos e temas como previsão do tempo com temperatura, precipitação, índice de radiação ultravioleta, pressão atmosférica, vento, entre outros aspectos fundamentais aos manejos da produção agropecuária, cotações, agenda de eventos da entidade e do agronegócio, detalhes dos mais de 350 cursos do SENAR-PR, localização dos sindicatos rurais e a calculadora dos custos de produção avícola. Na área de comunicação, os produtores rurais e demais usuários poderão conferir notícias sobre o setor, as edições semanais do Boletim Informativo, vídeos, programas de rádio e fotos. Tudo ao alcance dos dedos em qualquer lugar, a partir de um smartphone conectado à internet.

“Desenvolvemos uma plataforma que facilita a parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR e produtores, trabalhadores rurais e demais elos da cadeia produtiva. Esses públicos poderão acompanhar, com facilidade e agilidade, tudo que acontece no setor e, principalmente, as ações e conquistas da Federação e do SENAR-PR”, explica Ieda Donada, gerente do Departamento de Tecnologia e Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Nosso planejamento é, a cada mês, incrementar a ferramenta. Vamos constantemente disponibilizar novas informações e recursos para os usuários”, acrescenta.

Calculadora

Dentre os diversos recursos do aplicativo, um interessa especialmente aos avicultores do Paraná. A ferramenta calculadora de “Custos de Produção Avícola” permite que o usuário possa identificar, em detalhes, os seus maiores e menores gastos para conduzir a atividade. Para isso, basta inserir os dados que o sistema, automaticamente, faz as contas. Ainda, o avicultor tem a possibilidade de comparar seus custos com as médias regionais. Essa funcionalidade específica funciona parcialmente offline.

“A calculadora é uma demanda dos próprios avicultores, que o Sistema FAEP/SENAR-PR passa a disponibilizar. Com a ferramenta, os produtores poderão conhecer a sua realidade e compará-las com outros avicultores, podendo identificar onde existem oportunidades para melhorar e reduzir custos. Afinal, é fundamental conhecer seus dados para melhor administrar a atividade em busca de lucro”, destaca Jefrey Kleine Albers, coordenador do Departamento Técnico Econômico da FAEP.

Antes mesmo do lançamento, a calculadora foi apresentada e disponibilizada para testes aos integrantes da Comissão Técnica de Avicultura da FAEP.

Confira a matéria completa, com todas as funcionalidade, no Boletim Informativo.

Baixe o aplicativo!

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio