Sistema FAEP/SENAR-PR

Avicultor tem ganho na troca com milho

A combinação entre o aumento dos preços do frango vivo e a retração das cotações do milho ampliaram significativamente o poder de compra dos avicultores no Estado de São Paulo, conforme destacou análise divulgada na sexta-feira passada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Cepea/Esalq).

Na quinta-feira da semana passada, na região de Campinas, o preço do quilo do frango vivo atingiu R$ 2,57, enquanto a saca de 60 quilos do grão ficou em R$ 22,61. Ou seja, os avicultores poderiam adquirir 6,82 quilos de milho com a venda de 1 quilo de frango vivo. É o segundo melhor resultado da série histórica do Cepea para o frango, que foi iniciada em 2004. Apenas no dia 13 de dezembro de 2004 houve uma situação melhor, quando 1 quilo do animal era equivalente a 6,83 quilos de milho.

Em agosto deste ano, destaca o Cepea, o frango vivo apresentou uma valorização acumulada de 21% até quinta-feira, impulsionada principalmente pela queda da oferta de animais prontos para o abate derivada da redução do alojamento há cerca de dois meses. Já o milho negociado na região de Campinas recuou 5,3% no mesmo intervalo, graças à oferta confortável.

 Valor Online

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio