Sistema FAEP/SENAR-PR
Banco do Brasil renegocia dívidas rurais

Banco do Brasil renegocia dívidas rurais

O Banco do Brasil deu início à nova renegociação de dívidas de produtores rurais semelhante à campanha de renegociação ano passado. Poderão ser renegociadas dívidas de produtores rurais vencidas até 30 de junho de 2011 com condições acessíveis para produtores inadimplentes até esta data.

No Brasil, o banco estima que 256 mil produtores poderão ser atendidos. No Paraná este número deve ser de 2,5 mil clientes em média com 6,3 mil operações.

§ Quem pode entrar no programa de renegociação de dívidas?

Produtores rurais inadimplentes até 30 de junho de 2011.

 § Qual o prazo de pagamento desta renegociação?

Prazo de pagamento de até 10 anos, desde que na primeira metade do período concedido, seja pago 50% do valor da dívida. 

 § Qual o valor da entrada?

A entrada mínima é 10% do valor da dívida, porém entradas superiores a 20% do valor serão renegociadas com juros menores.

 § Qual a taxa de juros da renegociação?

I. Para operações com entrada de 10% a 20% do valor da dívida: a taxa de juros será  o Índice de Reajuste da Poupança- IRP + 1% ao mês totalizando 12,68% ao ano mais a variação de IRP, que em 2011 foi de 1,2%, ou seja, aproximadamente 13,88% ao ano, mantidas as atuais condições da economia;

II. Para operações com entrada superior a 20% do valor da dívida: a taxa de juros será o IRP + 0,75% ao mês totalizando 9,38% ao ano mais IRP, ou seja, 10,58% ao ano, mantidas as atuais condições de juros da economia.

 § Quais tipos de dívidas poderão ser renegociadas?

Dívidas rurais de produtores inadimplentes até junho de 2011 e particularmente, dívidas de CDC e cheque especial desde que relacionadas a pelo menos uma operação de crédito rural.

 Não serão renegociadas dívidas de CDC de veículos ou crédito imobiliário mesmo que ligadas á operações de crédito rural.

§ Como fazer a renegociação?

O produtor deve procurar a agência para operacionalizar a renegociação o mais breve possível podendo, futuramente, voltar a operar com o Banco do Brasil.

 § Produtores que participaram da renegociação de 2011 e aqueles com dívidas ajuizadas poderão participar desta renegociação?

Os produtores que participaram da renegociação em 2011 poderão participar, porém a taxa de juros será diferenciada. Produtores com dívidas ajuizadas também poderão participar, desde que assumam o ônus dos custos judiciais.

 Em caso de dúvida os produtores podem entrar em contato com o gerente na agência do Banco do Brasil.

 FAEP solicita redução nos juros ao BB

 O programa 2012 de renegociação de dívidas do Banco do Brasil atende parcialmente às solicitações da FAEP, tendo em vista que as condições oferecidas aos produtores este ano são menos favoráveis que em 2011.

 Os encargos financeiros do programa do Banco do Brasil ficaram maiores em contradição ao cenário econômico atual, de redução da taxa de juros brasileira. A FAEP enviou ofício ao Banco do Brasil solicitando redução da taxa de juros.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio