Sistema FAEP/SENAR-PR

Começa a 1ª etapa de vacinação contra aftosa

Quatorze estados brasileiros e o Distrito Federal – que juntos representam cerca de 90% do rebanho brasileiro – começaram a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. A maioria imunizará todos os bovinos e bubalinos, com exceção de Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Nessas regiões, apenas os animais com idade abaixo de 24 meses receberão a vacina.

Outros seis estados que também estavam previstos para iniciar a campanha na mesma data – Alagoas, Ceará, Maranhão, parte centro-norte do Pará, Pernambuco e Piauí – tiveram a atividade transferida para o dia 1º de junho. A decisão foi tomada em razão do inquérito soroepidemiológico que será realizado para avaliar se há ou não circulação do vírus da febre aftosa na área. O objetivo final do processo é ampliar a zona livre de febre aftosa no Brasil até o final do ano. Amazonas, Roraima, Rondônia, Bahia e Mato Grosso do Sul (na região de fronteira internacional) já haviam ingressado na vacinação contra a doença anteriormente.

Somando todos os estado brasileiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera que 158,8 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta primeira fase.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques, mais importante do que superar o índice de cobertura vacinal alcançado na mesma etapa em 2011 (97,4%) é o comprometimento dos produtores na aplicação das doses e na declaração da vacinação. "Não basta que cada produtor vacine corretamente o seu rebanho. Ele precisa estar atento à sua parte, mas também fiscalizar e colaborar com o vizinho. O descaso de um pode comprometer toda uma região", alerta Marques.

Fonte: DCI – São Paulo/SPSÃO PAULO

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio