Sistema FAEP/SENAR-PR

Brasil colheu 21% da área total destinada à soja

No Paraná, 25% do terreno cultivado com a oleaginosa recebeu as máquinas até o momento

Ao mesmo tempo em que preocupa os produtores, a seca e o calor intensos também ajudam nos trabalhos de colheita da safra 2013/14. Até o momento, o Brasil colheu 21% da área total destinada à soja, principal cultura de verão do país. O indicador está cima do registrado no ano passado (15%) e também da média histórica (12%), aponta levantamento da Safras & Mercado. Além de o plantio ter sido antecipado em boa parte das principais regiões agrícolas brasileiras, o clima seco fez as plantas encerrarem o ciclo mais cedo neste ano.

A colheita é puxada pelos dois maiores estados produtores nacionais. Em Mato Grosso, as colheitadeiras já passaram por 30% da área total de soja. No Paraná, 25% do terreno cultivado com a oleaginosa recebeu as máquinas até o momento. Em ambos, os porcentuais estão acima do registrado há um ano. Se no último mês, o clima colaborou com a retirada dos grãos no campo, daqui pra frente tende atrapalhar a colheita. O Norte mato-grossense, região que concentra as maiores lavouras do estado, deve receber volume acima da média nas próximas semanas. A exceção é o Sul do Brasil.

No radar

30 MILÍMETROS é o volume de chuva que está previsto para o Norte do Paraná entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Umidade deve evitar uma quebra de produtividade além do previsto. Temperaturas máximas devem continuar entre 27ºC e 33ºC.

Fonte: Gazeta do Povo – 17/02/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio