Sistema FAEP/SENAR-PR

Calendário contra a ferrugem

Após consulta pública, Adapar mantém datas de plantio e vazio sanitário da soja inalteradas

O prazo para a semeadura da soja no Paraná continua sendo até o dia 31 de dezembro. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) havia aberto uma consulta pública, por meio da portaria nº 264/2018, para discutir o calendário de plantio da oleaginosa e outras medidas de controle da ferrugem asiática no Estado. O prazo para as contribuições e sugestões se encerrou no último dia 11 de novembro.

Após ouvir diversos entes do setor agrícola do Paraná, como o Sistema FAEP/SENAR-PR, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), sindicatos rurais, representantes da indústria de agroquímicos, além de órgãos de pesquisa, como Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa Soja, a Adapar publicou posteriormente uma Nota Técnica onde esclarece que, após consultar o setor envolvido, fica valendo a Portaria nº 202, de 19 de julho de 2017, que limita o prazo máximo para a semeadura de lavouras de soja até 31 de dezembro de cada ano agrícola.

O período de vazio sanitário vegetal – quando não pode haver planta de soja viva em campo – também continua sendo entre 10 de julho e 10 de setembro.

Todas estas medidas têm como objetivo combater a ferrugem asiática, doença de grande poder destrutiva para a cultura da soja causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Segundo a Adapar, a doença vem gerando prejuízos consideráveis para as economias paranaense e brasileira, gerando respectivamente custos adicionais da ordem de R$ 1,8 bilhão e R$ 11,5 bilhões para esta cadeia produtiva.

De acordo com a Nota Técnica da Adapar, como não foram apresentados fatos novos que justifiquem o cultivo extemporâneo (fora de época) da soja, como por exemplo o lançamento de novos cultivares resistentes à ferrugem asiática ou novas moléculas de fungicidas (com forma e ação diferenciada), ficam mantidas as datas limites estabelecidas anteriormente.

Um dos fatos que motivou a decisão da Adapar é a ausência de regras que harmonizem os calendários agrícolas entre os Estados limítrofes. Em Santa Catarina, a data limite para semeadura é 10 de fevereiro.

Diálogo aberto

Com objetivo de discutir o posicionamento do setor agrícola do Paraná em relação à consulta pública da Adapar, a FAEP realizou no último dia 5 de outubro uma reunião na sede da entidade, em Curitiba, que reuniu lideranças rurais de todas as regiões produtoras do Estado. Na ocasião foram ouvidos representantes de instituições de pesquisa e da indústria, além da Adapar. A maioria dos posicionamentos foi favorável ao diagnóstico da pesquisa, que considera temerário ampliar a janela de semeadura da oleaginosa, com riscos de perdas significativas na produtividade.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio