Afinal, qual foi o real tamanho dos prejuízos provocados pelas chuvas no Paraná? Os próximos dias devem ser de tempo seco, o que deve permitir um levantamento mais detalhado das perdas por causa da intensa no mês de junho. O diretor do Departamento de Economia Rural, Francisco Simioni, lembra que o mercado está de olho nestes números e é preciso cautela na hora da divulgação.
Um período de tempo mais seco deve prevalecer no Paraná pelos próximos dias. A previsão do tempo com Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet). A situação vivida hoje é conhecida como de neutralidade climática – o que, apesar do nome, não significa clima exatamente neutro. O Campo&Cia aproveita a conversa com Lazinski para entender como a neutralidade climática pode afetar as lavouras. Para isso, segundo Lazinski, é preciso relembrar os efeitos dos fenômenos La Niña e El Niño.
Durante o inverno, o controle da temperatura é fundamental no manejo das aves de corte. Toda atenção aos pintainhos. O alerta é do Rafael Piovesan, supervisor da integração avícola da cooperativa Copacol, em Cafelândia. Segundo ele, as aves precisam de diferentes temperaturas de acordo com a idade.
Para ouvir, clique aqui
Comentar