Sistema FAEP/SENAR-PR

Terminal público de fertilizante em Paranaguá (PR) inicia operação

Começou a operar ontem (dia 11) o terminal público de fertilizantes (Tefer) do Porto de Paranaguá, no Paraná, segundo informações da assessoria de comunicação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Construído em 2008 e inaugurado em 2009, o terminal não funcionava diante de irregularidades, principalmente de normas de segurança exigidas pela Receita, diz a Appa. Depois de 2011, quando a atual administração da Appa assumiu o porto, foi iniciada a regularização do terminal. O Tefer está recebendo desde o início da manhã de hoje sua primeira carga, de 3,255 mil toneladas de adubos que serão enviadas para o Tefer por meio de correia transportadora. De lá, o produto precisa ser liberado pela Receita para ser encaminhado, via caminhão, a armazéns locais ou para o interior. 

 De acordo com a Appa, a importação de fertilizantes pelo porto de Paranaguá representou quase 50% da compra brasileira do produto no primeiro semestre deste ano.  De janeiro a junho, os portos paranaenses importaram quase cinco milhões de toneladas do produto, 22% a mais ante igual intervalo de 2012.

 Com o terminal público de fertilizantes operando, a intenção é que seja reduzido o fluxo de caminhões na área primária do porto, assim como as perdas do produto. As empresas tendem a melhorar a produtividade na descarga do produto e o porto pode aumentar ainda mais a participação nesse mercado.

 O próximo passo para melhorar ainda mais a logística do recebimento de fertilizantes pelo porto de Paranaguá será a organização de um pátio de triagem para organizar o fluxo de caminhões do produto, dentro e fora da faixa portuária.

A obra do Tefer custou R$ 9,5 milhões e foi paga com recursos próprios da Appa. O terminal público possui esteiras transportadoras ligando um silo pulmão, com capacidade para armazenar até 32 mil toneladas do produto. As esteiras têm capacidade de movimentar até mil toneladas por hora.

Fonte: Valor Econômico – 11/07/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio