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Censo Agropecuário segue até o final de fevereiro

Coleta das informações ocorre exclusivamente pelo recenseador durante visita. Produtor não deve repassar dados por telefone ou WhatsApp

O Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, está na sua reta final. Até o final de fevereiro, 1,3 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irão percorrer 372 mil estabelecimentos agropecuários do Paraná para realizar o levantamento das informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção. Até o dia 10 de janeiro, 232 mil estabelecimentos já haviam sido visitados, 62,5% do total.

As informações estão sendo coletadas por recenseadores devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE.  O crachá possui a foto e os dados pesquisador, bem como um número de telefone e um Qrcode para a confirmação das informações junto ao IBGE.

Mesmo assim, alguns produtores estão recebendo mensagens via WhatsApp e/ou telefone. O IBGE informa que o único meio alternativo de preenchimento é um formulário na internet. Mas que este ocorre somente após o recenseador, na visita, repassar as informações de acesso. Desta forma, a recomendação é de que os produtores rurais apenas repassem os dados da propriedade na presença do recenseador da entidade.

O Censo Agro irá propiciar um conhecimento mais detalhado sobre o setor rural brasileiro. Os resultados subsidiam a formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, projetos de instituições de pesquisa e decisões quanto a investimentos públicos e privados. No Brasil, 19 mil profissionais irão visitar 5.570 municípios.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

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