Sistema FAEP/SENAR-PR

Chuva demais favorece ocorrência do mofo branco no Paraná

Enfermidade causada por fungo ataca diversas culturas como a soja e o feijão e pode gerar prejuízos às lavouras

Além das dificuldades do uso de máquinas no solo encharcado e do risco de erosão, a chuva que vem caindo de forma incessante sobre as lavouras paranaenses tem outra consequência indesejada: o aumento na incidência de algumas doenças.

É o caso do Mofo Branco, enfermidade causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum que pode trazer prejuízos para diversas culturas, entre elas a soja e o feijão, que estão em campo neste momento. De acordo com professor doutor David Jaccoud Filho, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a doença já ocorreu em diversas regiões do Paraná trazendo perdas consideráveis para as lavouras.

Segundo ele, as condições favoráveis para o mofo branco são temperaturas amenas e alta umidade. “Situação que estamos vivenciando neste verão, como sendo uma La Niña atenuada”, observa. Os prejuízos são assustadores, de acordo com Jaccoud. Já foram observadas no Paraná áreas de soja com infestação do fungo cujas perdas giram em torno de 70%, segundo especialista.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio