Sistema FAEP/SENAR-PR

Confira a edição 1608 da revista Boletim Informativo!

Avicultura do Paraná é destaque na edição 1608, que também traz matéria sobre o Mundial de Queijos e registra uma homenagem ao notório líder rural Guerino Guandalini

A edição 1608 do Boletim Informativo, a revista do Sistema FAEP/SENAR-PR, já está no ar. A capa destaca três reportagens que tratam dos novos cursos do SENAR-PR na área de aves, a personalização dessas formações para diferentes públicos e a produção de ovos in natura e de genética avícola. O material também traz uma homenagem a Guerino Guandalini, notória liderança rural que faleceu recentemente, e fala da fundação de um novo sindicato rural, em Guamiranga, entre outros assuntos.

O Paraná é o maior produtor e exportador de frango do Brasil e se mantém há anos nesse posto. Para auxiliar na continuidade da expansão do setor, o SENAR-PR desenvolveu três novos cursos na área: “Manejo de frangos de corte”, “Elétrica básica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário”. Além disso, a formação que já era oferecida, “Ambiência na avicultura de corte”, passou por atualizações, como é possível ver em um das reportagens de destaque.

O leitor também confere que, além de disponibilizar novos cursos, o SENAR-PR passou a contar com a possibilidade de personalizar formações. Parcerias com cooperativas e integradoras já têm dado frutos. Na C.Vale e na Copacol, por exemplo, as turmas formatadas com adaptações já estão resultando na contratação de mão de obra qualificada para os aviários.

A produção de ovos, para consumo e comercialização de genética, também ganha as páginas da revista. O crescimento do comércio de ovos para alimentação humana e fecundados no Paraná cresceu 7,1% nos nove primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A reportagem mostra que os paranaenses têm ganhado destaque nacional nessa cadeia, sendo o segundo maior produtor do país, com possibilidade de crescimento nos próximos anos.

Esta edição presta, ainda, uma homenagem a Guerino Guandalini, líder rural de Astorga que faleceu aos 91 anos e deixou um legado de inspiração aos paranaenses. Em reportagem, a revista conta que a luta em defesa dos produtores rurais e da agropecuária do Paraná permitiu a Guandalini construir uma história que se confunde com a do próprio setor.

A formação de um novo sindicato rural, em Guamiranda, Sudeste do Paraná, entra em pauta no boletim. A mobilização das mulheres foi fundamental para chegar à fundação da 162ª entidade a integrar o Sistema FAEP/SENAR-PR. A diretoria da entidade apontou os planos que pretende executar nos próximos meses para fortalecer a representatividade no município e na região.

Outra matéria do Boletim detalha como se saiu o software desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR usado no Mundial do Queijo, em São Paulo. O concurso teve mais de 1,8 mil produtos lácteos inscritos e 598 premiados. O processamento de dados para definir os vencedores passou pelo sistema digital pioneiro desenvolvido para Prêmio Queijos do Paraná.

Leia essas e outras matérias da agropecuária do Paraná

Boa leitura!

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio