Sistema FAEP/SENAR-PR

Cianorte reúne produtores de 33 municípios em evento sobre liderança rural

Mais de 230 pessoas trocaram experiências, cultivaram laços e criaram conexões para reforçar a representatividade do agronegócio paranaense

Cianorte foi o palco do quarto encontro da jornada “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR, para fomentar o surgimento de novos líderes no campo. Nesta terça-feira (14), mais de 230 pessoas de 33 municípios da região, entre produtores rurais, famílias e lideranças locais, estiveram na cerimônia, que teve como objetivo trocar experiências e possibilitar a criação de conexões entre pessoas e entidades, tudo respaldado pelo conhecimento técnico. Na quarta-feira (15), o evento acontece em Maringá. Na última semana, já ocorreram encontros em Pato Branco (7), Cascavel (8) e Campo Mourão (9).

PROGRAMAÇÃO: para conferir as datas e locais dos próximos eventos, clique aqui.

Segundo o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, o objetivo principal do evento é criar uma base de lideranças locais para que o agronegócio possa se desenvolver de modo compatível com os desafios inerentes à atividade. “O sistema sindical precisa ser forte na sua base, que são os sindicatos rurais. E para ser forte e ativo, a base precisa de líderes preparados, atores que façam do sistema uma ponta de lança política, não no sentido de política partidária, mas para ter sua voz ouvida, respeitada e suas demandas atendidas”, afirmou. “É para isso que precisamos contar com a participação ativa de todos os produtores rurais”, concluiu.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Essa também é a percepção do anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves. “Há um tempo, eu não conhecia o que era o sistema [FAEP/SENAR-PR e sindicatos rurais]. Depois que fui apresentado, desde então, estamos juntos. Essa união proporciona conhecimento, conquistas que até então eram inimagináveis para nós. Juntos podemos alcançar objetivos que antes julgávamos impossíveis”, declarou.

Também presente no evento de Cianorte, a gestora do Sebrae-PR na região Noroeste, Beatriz Poletto, destacou a importância de despontarem líderes na atividade agropecuária. “Quando falam do Sebrae, as lideranças rurais que trabalham com o agronegócio perguntam: ‘Sebrae não trabalha só com empresas?’ Sim, mas vocês são empresários, por isso liderança é uma coisa importante e para nós é um orgulho estar trabalhando com vocês”, afirmou.

A gestora do Sebrae-PR no Noroeste, Beatriz Poletto

Evento

A jornada “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, lançada em 2022 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, tem como objetivo criar um ambiente propício à criação de laços e à troca de experiências, com objetivo de prospectar novas lideranças no campo. O roteiro já percorreu Pato Branco, Cascavel e Campo Mourão e ainda vai passar por outras seis cidades em todas as regiões do Estado.

Dinâmicas

Em cada evento da jornada existe uma série de atividades votadas à reflexão e a formação da consciência sobre a importância de cultivar laços pessoais e profissionais no campo, de modo a fomentar e promover a atividade agropecuária.

Depois da abertura e das falas das lideranças locais, o palestrante Luciano Salamacha fez uma apresentação sobre a importância de as pessoas criarem conexões entre si para enfrentar problemas comuns, desde a pré-história até os dias de hoje.

No meio da programação, os participantes são divididos em três grupos e percorrerem, em rodadas, três espaços diferentes, com os seguintes temas: representatividade, aprendizagem e conquistas.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • AX4A2874
  • AX4A2847
  • AX4A2864
  • AX4A2835
  • AX4A2842
  • AX4A2830
  • AX4A2820
  • AX4A2827
  • AX4A2790

Boletim no Rádio