Sistema FAEP/SENAR-PR

Em Cascavel, 270 pessoas celebram conquistas e aprendem sobre liderança rural

Segundo evento “Liderança rural: cultivando conexões”, do Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR, promoveu reflexão e formação a produtores rurais da região Oeste

A celebração das conquistas do setor rural paranaense e o aprendizado sobre liderança como uma estratégia para seguir na trajetória de desenvolvimento do agronegócio estadual marcaram o evento “Liderança rural: cultivando conexões”, em Cascavel, no Oeste do Paraná, nesta quarta-feira (8). O encontro promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, com o apoio do Sebrae-PR, reuniu 270 participantes no Espaço Vivacce. Este foi o segundo de uma série de 10 que vão percorrer todas as regiões do Estado ao longo do mês de junho. O primeiro ocorreu em Pato Branco, no Sudoeste, no dia 7.

PROGRAMAÇÃO: para conferir todas as datas e locais, clique aqui.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, no encontro de lideranças rurais em Cascavel

“Essa mobilização que vemos aqui integra um projeto maior que trata da formação das nossas lideranças. Sabemos que a organização foi decisiva em momentos como quando levamos 4 mil pessoas para Brasília e fizemos pressão para a aprovação do Novo Código Florestal, no Congresso Nacional. Assim como quando levamos 2,5 mil pessoas à Assembleia Legislativa do Paraná como parte da caminhada para conseguirmos o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. Uma sociedade que se mobiliza garante um presente e um futuro melhor”, apontou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Augusto Stein, gerente da Regional Oeste do Sebrae-PR

O gerente da Regional Oeste do Sebrae-PR, Augusto Stein, celebrou o fato de a entidade poder trabalhar em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR e ter a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do agronegócio estadual. “Sempre apostamos na formação de lideranças porque entendemos que um líder tem o poder de transformar a sociedade. Trabalhamos com diversos públicos, como movimentos, mulheres, jovens e agora é um prazer para nós termos a chance de atuar mais especificamente com o meio rural, um segmento de suma importância para a economia do Paraná e do Brasil”, ressaltou.

Valdemar Melato, presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná

Valdemar Melato, presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, enumerou conquistas do Sistema FAEP/SENAR-PR e ponderou a urgência de promover a formação de novas lideranças. “Precisamos de novas pessoas engajadas na causa do agro, senão vão pegar parte do nosso bolo. Uma forma de fazermos isso é promovendo a consciência da importância econômica que nós representamos e todas as lutas que já tivemos e se transformaram em conquistas. A iniciativa da FAEP vai ao encontro dessa necessidade de formação”, apontou.

Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, lembrou que o engajamento de todos do Oeste do Estado na participação do encontro é uma amostra da força do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Precisamos valorizar o que é nosso, o que tem cerne, o que tem força. A FAEP está no nosso dia a dia, seja a nível estadual ou nacional. Nós estamos como líderes dessa grande união, extremamente importante, e como tal temos que irradiar o conhecimento aprendido para colhermos como fruto o fortalecimento ainda maior para o campo paranaense”, refletiu.

Programação

Dentro da programação do evento, além de música, interação e descontração, o palestrante Luciano Salamacha fez uma apresentação com um contexto histórico da necessidade de organização desde os temos primitivos da história humana. Em seguida, Salamacha tratou da necessidade de organização e do uso da inteligência como um diferencial para as sociedades se tornarem mais complexas, o que culminou no surgimento de entidades representativas, como os sindicatos rurais.

Logo após a palestra, os participantes foram divididos em três grupos, que percorreram, em rodadas, ambientes temáticos, com os seguintes temas: Aprendizagem, Conquistas e Representatividade. Em cada espaço, os presentes tiveram a possibilidade de contar suas experiências e aprendizados de vida, conhecer realizações que compõem a história do Sistema FAEP/SENAR-PR e também esclarecer dúvidas sobre o próprio funcionamento da dinâmica da entidade, como aspectos relacionados à representatividade política e o papel dos cursos do SENAR-PR.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • AX4A2874
  • AX4A2847
  • AX4A2864
  • AX4A2835
  • AX4A2842
  • AX4A2830
  • AX4A2820
  • AX4A2827
  • AX4A2790

Boletim no Rádio