Sistema FAEP/SENAR-PR

CNA promove concurso de salames artesanais

Iniciativa vai premiar os cinco melhores produtos do Brasil. Prazo para inscrições vai até 5 de março

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está com inscrições abertas para o Prêmio Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria, que busca valorizar os produtores dos melhores salames (tipo italiano) artesanais do Brasil. A premiação é realizada em parceria com a Academia da Charcutaria. As inscrições podem ser feitas até dia 5 de março no site da CNA.

Cada produtor poderá inscrever apenas um produto para participar do prêmio. Os participantes deverão enviar amostras a partir de 6 de março, com prazo até dia 31 do mesmo mês, de acordo com as especificações que constam no regulamento. Não serão aceitos produtos sem registro nos órgãos de inspeção em qualquer uma das instâncias – municipal, estadual, distrital ou federal.

Em três etapas de seleção, as amostras enviadas pelos produtores serão submetidas a um processo de avaliação por um júri técnico formado por especialistas nacionais. Os sete salames com melhor classificação vão concorrer na etapa do júri popular. A fase final será uma avaliação da história do produto. Produtores rurais que criam animais cuja carne é utilizada na produção de seus salames receberão um bônus na pontuação final.

Além de prêmio em dinheiro, os cinco primeiros colocados terão seus produtos divulgados em veículos de comunicação e receberão certificados. Os três primeiros colocados também receberão o selo de participação, conforme a classificação, no Prêmio Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria, registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O concurso é uma ação do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, criado em 2019 para estimular a diversificação da cadeia produtiva e agregar valor à produção de pequenos e médios produtores. A proposta é oferecer soluções e alternativas que auxiliem na profissionalização da atividade e na capacidade de agregar valor aos alimentos artesanais e tradicionais.

Destaque paranaense

O Paraná é o maior produtor de carnes do Brasil. Com essa liderança, os produtores paranaenses também passaram a aproveitar oportunidades para agregar valor à proteína animal. No Norte do Estado, por exemplo, a charcutaria ganhou força em Rolândia, que, em 2013, passou a ser conhecida como a Capital Paranaense dos Embutidos.

Mas, não é só a região Norte que se destaca na arte de produzir embutidos. Na edição de 2020 do Prêmio Brasil Artesanal – Charcutaria, o casal de produtores Ediney e Mayara Neis, de Catanduvas, no Oeste, conquistou o quinto lugar, com o salame italianinho, produzido na Charcutaria Caravaggio. O produto vencedor é resultado da história da família do casal, que tem origens italiana e alemã.

Na época do concurso, Ediney e Mayara produziram o salame no porão de casa. No entanto, já estavam com um projeto em andamento para implantação de uma agroindústria dentro da propriedade, com ajuda do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

“Um dos objetivos de participar do prêmio foi para saber se o nosso produto tinha potencial para investirmos na agroindústria. Deu muito certo. Foi ótimo ficar entre os cinco finalistas”, contou, na época, Mayara Neis.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio