Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita da soja atinge 65% da área no Paraná

Avanço na semana foi de 14 pontos (714 mil hectares) e ritmo está adiantado em relação ao ano passado

A colheita da soja no Paraná, segundo maior produtor brasileiro, avançou mais 14 pontos percentuais nesta semana, o equivalente a 714 mil hectares, e atingiu 65% da área estimada em 5,266 milhões hectares. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

O ritmo dos trabalhos no Paraná está adiantado em relação ao mesmo período do ano passado, quando 52% da área estava colhida. O destaque é a região de Jacarezinho, onde os produtores colheram 65% da área, ante os 38% do mesmo período do ano passado.

O levantamento semanal do Deral mostra que os trabalhos foram concluídos na região de Toledo, numa área de 464,2 mil hectares. Em outras regiões importantes a colheita também chega na reta final, como Cascavel (98%), Campo Mourão (90%), Francisco Beltrão (82%) e Maringá (95%).
Milho

No caso do plantio do milho safrinha os trabalhos atingiram 83% da área prevista de 2,063 milhões de hectares, com avanço de 12 pontos percentuais nesta semana. O ritmo está 3% adiantado em relação ao mesmo período do ano passado, quando os produtores haviam semeado 80% da área.

Os trabalhos já foram concluídos nas regiões de Guarapuava, Laranjeira do Sul, Francisco Beltrão, União da Vitória, Pato Branco e Ponta Grossa. Nesta semana o maior avanço no plantio ocorreu na região de Maringá, onde foram semeados 45 mil hectares, totalizando agora 202,5 mil hectares, que correspondem a 90% da área prevista.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio